Antes de dar uma folga frio promete geadas em SC

Começamos a semana com temperaturas negativas  no início da manhã e possibilidade de geada entre os Planaltos e o Meio Oeste do estado, onde as temperaturas tendem a ficar abaixo dos 5°C durante o dia, assim como no Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana.

No Litoral, o frio também faz questão de marcar presença, mantendo as temperaturas entre os 5°C e 10°C. O tempo permanecerá firme e as temperaturas podem alcançar os 15°C ou 20°C na parte da tarde, em todo o estado, devido a presença de sol sem nuvens.

Amanhã, terça-feira, 14, a massa de ar frio se despede e vai em direção ao oceano, mas a sensação de frio ainda é alta nas primeiras horas da manhã, ainda podendo cair geada nos pontos mais altos no Planalto Sul.  O tempo segue firme, com predomínio de sol e poucas nuvens nas áreas próximas ao litoral.

Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C na Serra, de 1°C a 5°C do Grande Oeste aos Planaltos e de 6 a 13°C nas áreas litorâneas, podendo alcançar valores de 16°C a 21°C no período da tarde.

Podemos esperar ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 2,5 m a 3,0m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca. A combinação de mar agitado, ventos de sudoeste/sul e a lua cheia há risco moderado a alto para alagamentos costeiros.