Câmara de Imbituba presta homenagem à Banda Mandacaru

A Moção de Congratulação foi apresentada pelos vereadores Bruno Pacheco da Costa (PSB) e Renato Ladiada (PSB) e aprovada em dezembro último. A entrega do Diploma aos integrantes da Banda foi realizada na noite desta segunda-feira (05).  

A Câmara de Vereadores de Imbituba homenageou durante a Sessão Plenária realizada nesta segunda-feira (04) a Banda Mandacaru, pela sua trajetória de sucesso em seus 22 anos de carreira.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Bruno Pacheco da Costa (PSB) e Renato Carlos de Figueiredo (PSB) e aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa em dezembro último.

“A Banda Mandacaru é motivo de orgulho para nós, imbitubenses; ao serem consagrados, como destaque cultural em nossa cidade, eles estão levando o nome do município além das nossas fronteiras e merecem todo nosso reconhecimento”, enaltece o vereador Bruno, um dos propositores da homenagem.

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E SUCESSO

A Banda Mandacaru foi formada em 1999 e teve seu início com pequenas apresentações realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O grupo conquistou o nome e a confiança do público a partir do ano seguinte, em 2000.

Após 22 anos de carreira, a Mandacaru já participou de importantes shows realizados pelo Estado, como o do Planeta Atlântida 2002, dividindo o palco com bandas renomadas como Maskavo, Canamaré, Iriê e outras. Além disso, os mandacarus imbitubenses realizaram diversas aberturas de shows nacionais, dentre eles, do grande músico da MPB, Zé Ramalho e ainda gravaram um CD “Ao vivo” em Florianópolis no ano de 2002. Levaram durante muitos anos o nome de Imbituba para diversos lugares, cidades e casas noturnas das mais badaladas da época, como o Café Cancun, em Florianópolis, e a Rivage, em Blumenau.

Hoje, mais experientes e com todo entusiasmo, trazem na bagagem para a apresentação, um repertório envolvente do forró brasileiro, misturando fortes influências nordestinas com a música do litoral, além do seu rico histórico de shows e de sucesso obtidos no cenário musical catarinense.

No dia 13 de junho de 2019, a Banda Mandacaru foi homenageada pelo município de Imbituba através do evento cultural Boteco da Zimba, promovido pela Prefeitura de Imbituba, integrando os eventos de comemoração do 61º aniversário do município.

Logo após começaram a realizar shows pela região, e no início de 2020 também foram barrados pela pandemia do Covid-19, mas não se deixaram abater pelo caos instalado no mundo. Aproveitaram o momento para realizar algumas apresentações online, através de Lives, dentre elas também a Live em comemoração aos 62 anos do município de Imbituba. Durante este período, também deram continuidade na gravação do 1º CD totalmente autoral, contendo 11 (onze) músicas.

Finalmente, no início do ano de 2021, decorridos já 22 anos de carreira, a Banda Mandacaru, finalmente lançou seu tão sonhado “CD autoral”.

Passados três meses da gravação do CD autoral, com realização das várias lives promocionais do trabalho dos músicos, desta vez, a independente Banda Mandacaru, através do músico e administrador da carreira do grupo, Rodrigo Rosa, solicitou a inclusão da música de lançamento da banda, “Histórias”, junto aos serviços de streaming. Logo após a aprovação do pedido, os integrantes Franco Fernandes, Rodrigo Rosa, Rodrigo Figueiredo e Petrick da Rosa tiveram sua música de trabalho disponibilizada em todas as plataformas digitais de músicas existentes, não apenas no Brasil, mas para outros países.

Um dos integrantes da Banda, durante a homenagem desta segunda-feira, entregou a cada vereador em plenário, uma cópia do tão sonhado disco autoral.

Fotos:  Anne Francisquini / CMI