Chuva vem para acompanhar o frio nesta semana em SC

Começamos a semana com temperaturas baixas em Santa Catarina, mas, a massa de ar que deixou as temperaturas baixas durante todo o final de semana começa a se afastar para o mar. Por isso o dia é de tempo firme, com sol e variação de nuvens no estado.

A tarde as temperaturas podem chegar aos 22°C no litoral e 24°C no Oeste e Extremo Oeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Ventos de quadrante norte/nordeste, com fraca a moderada intensidade. 

Terça-feira

A partir de amanhã, terça-feira, 21, a rápida passagem de uma frente fria pelo litoral de SC e a formação de áreas de baixa pressão entre a Argentina e RS favorecem a ocorrência de pancadas de chuva nas áreas de divisa com o RS, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.

Estas instabilidades têm início ainda pela manhã nas áreas de divisa com o RS e podem vir em forma de temporais isolados, acompanhados de chuva pontualmente intensa, trovoadas e rajadas de vento. As temperaturas oscilam entre 5°C e 9°C dos Planaltos ao Meio-Oeste e entre 10°C e 17°C nas demais regiões.

Quarta-feira 

Na quarta-feira, 22, uma área de baixa pressão e o transporte de calor e umidade mantém o tempo instável em SC. Por isso, o dia inicia com tempo nublado em todas as regiões e com pancadas de chuva entre a madrugada e amanhecer do Planalto Sul ao Litoral Sul de Santa Catarina. 

As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 19°C no Oeste, Extremo Oeste e litoral, e entre 11°C e 14°C nas demais áreas. Durante a tarde, as máximas variam entre 19°C e 21°C no Planalto Sul e de 22°C a 26°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo de todo o litoral.