Com apoio de pescadores e Poder Público a Barra de Ibiraquera foi aberta

Fotos: Cabo BM Tartari

Nesta terça-feira, 24, o Corpo de Bombeiros prestou apoio na abertura da Barra de Ibiraquera, em Imbituba. O processo começou por volta das 14h e foi rápido.

O fato sempre tem a presença de órgãos competentes, além de curiosos e turistas. Para manter a segurança de todos o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar se fizeram presentes no local. Não foi registrado nenhuma ocorrência referente a ação.

Fotos: Cabo BM Tartari

O secretário do Meio Ambiente de Imbituba, Marcelo Pinho Maciel, explicou para a equipe da Rede Souza de Comunicação como se dá a abertura da Barra de Ibiraquera. “O gerenciamento da abertura da lagoa é feito por um comitê, formado por representantes da APA da baleia franca, representantes da municipalidade, como a Secretária do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Pesca, Turismo, empresários e esporte, porque a abertura da lagoa ela tem relativamente impacto em todos esses ecossistemas”, afirma Marcelo.

Além disso, ele explica o porquê é importante essa abertura. “Para o turismo, por exemplo; é um fenômeno muito bonito a abertura e fechamento da barra e acaba trazendo muita gente para acompanhar. Obviamente estamos no inverno, mas isso acontece no verão, também, para o esporte a mesma coisa. A lagoa da Ibiraquera recebe muitos praticantes de esporte”, explica o secretário.

Fotos: Cabo BM Tartari

A lagoa também influencia diretamente quem habita o seu entorno, quanto mais fechada ela fica, mais alto é o nível da lagoa e isso, em alguns casos, acaba prejudicando a comunidade, a água invade algumas estradas como aconteceu nesta abertura da barra, por causa do volume de chuva.

A abertura é muito importante para as comunidades tradicionalmente que vivem da pesca. “A abertura da barra possibilita a entrada de peixe, e consequentemente auxilia nessa atividade de pesca. Além da entrada de agua salgada que equilibra todo esse ecossistema dentro da lagoa”, contextualiza Marcelo.

No entanto, o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel, esclareceu como é definido a abertura da barra mecanicamente. “A lagoa iria abrir e fechar de qualquer forma, isso acontece naturalmente, mas esse comitê decidiu uma série de diretrizes para eventuais aberturas mecânicas, com a máquina, então quando ela atinge algumas marcas de nível, quando os peixes já estão nas costas, é definido a abertura mecanizada”, concluiu Marcelo.

Créditos: João Moraes Filho

O pescador nativo da Barra de Ibiraquera, Vitinho PDR, pediu a consciência dos munícipes e visitantes enquanto essa abertura da Barra está acontecendo. “Os pescadores da equipe Bala estão fazendo a vigia na Barra de Ibiraquera, pedimos a compreensão de cada cidadão da região do município de Imbituba e ao todo, porque onde está essa vigia é proibido a navegação e esportes dentro da agua da lagoa de Ibiraquera, e proibido a pesca e tarrafear no local durante dois há três dias para que entre tainha para a nossa lagoa”, explica o pescador Vitinho.