Conexão de saberes no Dia Mundial do Meio Ambiente

O que a pesca, o surf, artistas, moradores, turistas, esportistas, amantes da praia, comunidades caiçaras e tradicionais do litoral têm em comum?

No próximo domingo, 5, na Praia da Ribanceira, às 9h você poderá descobrir. A proposta do evento tem como objetivo reunir conhecimentos, enaltecendo a ancestralidade e valorização de comunidades litorâneas, tradições, culinárias, danças, cantos, artesanatos, atividades esportivas e de subsistência ligados ao litoral de Imbituba.

O encontro vai acontecer no dia 05 de junho, quando se completam os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que incluiu várias diretrizes para a governança ambiental global e que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. O mesmo tema, Uma Só Terra, reforça a importância do nosso planeta em nossas vidas.

A cultura vem da natureza. Não dá para falar de cultura sem falar de meio ambiente. Conecte-se e troque conhecimentos e experiências com a comunidade.

Temas que serão abordados na roda de conversa:

  • Resgate dos saberes do mar dos povos de Imbituba (Ancestrais, comunidades tradicionais, pescadores, surfistas, moradores, ambientalistas, grupos, associações e afins)
  • Pesca Tradicional (Pesca da tainha e relatos de vivência local)
  • Ecossistema marinho e costeiro de Imbituba (Espécies endêmicas, exóticas e visitantes)
  • Cultura Oceânica (Década do Oceano e Princípios da Cultura Oceânica)
  • Ações ambientais pelo clima e de combate ao lixo no mar (Monitoramento de resíduos sólidos)

O encontro será encerrado com uma ação de limpeza da praia da Ribanceira. Leve sua garrafinha d´água, luva e não se esqueça de chamar a família e os amigos.

Ponto de encontro próximo ao posto salva-vidas da Praia da Ribanceira.