Confira a previsão do tempo para este final de semana em SC

Divulgação: Defesa Civil SC

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (10/06)

A sexta-feira, 10, começa com muitas nuvens e chance de chuva bem isolada, de fraca intensidade no estado por causa de um ciclone em alto mar, na altura do litoral do Uruguai. Mas, no decorrer do dia, o avanço de uma massa de ar frio, de origem polar, favorece a gradual melhora nas condições do tempo a partir das áreas de divisa com o RS e a queda das temperaturas. À tarde, as temperaturas variam de 19°C a 23°C no litoral e áreas próximas, perto dos 15°C no Planalto Sul e entre 14°C a 17°C nas demais áreas. À noite, com a atuação da massa de ar frio, as temperaturas caem, favorecendo um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (45 a 70 km/h) no litoral e áreas próximas a partir da tarde, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SÁBADO (11/06)

Já no sábado, 11, uma massa de ar frio, de origem polar, favorece um dia com sol a poucas nuvens no estado, temperaturas baixas (principalmente entre a madrugada e manhã). Amanhecer com chance de geada ampla, temperaturas baixas em SC, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas à onda de frio. Mínimas perto de -5°C na Serra, de -1°C a 4°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, em torno de 4°C no Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, boa parte do Litoral Sul e entre 6°C a 13°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas chegam aos 9°C na Serra, de 9°C a 13°C no Grd. Oeste, 16°C a 18°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte e de 11°C a 16°C nas demais áreas. A convergência dos ventos vindo da massa de ar frio com o ciclone em alto mar favorece ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) em áreas dos Planaltos ao litoral. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Divulgação: Defesa Civil SC

PREVISÃO PARA DOMINGO (12/06)

No domingo, 12, permanece a atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, em SC, o que favorece um dia com sol a poucas nuvens e temperaturas baixas (principalmente na madrugada e manhã). Amanhecer com chance de geada ampla e temperaturas baixas em SC, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas à onda de frio. As mínimas ficam perto de -5°C em pontos da Serra, de -3°C a 3°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, de 3°C a 7°C no Litoral Sul e de 5°C a 12°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 10°C no Planalto Sul, de 10°C a 13°C no Grd. Oeste, 15°C no Planalto Norte, Grd. Fpolis. Serrana e de 15°C a 18°C nas demais regiões. A convergência dos ventos vindo da massa de ar frio com o ciclone em alto mar favorece ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, de moderada intensidade em áreas dos Planaltos ao litoral.