Conheça a história do artista João Vitor: Retratos realistas e pequenos detalhes fazem a diferença

Em 2008, o artista João Vitor Severino, imbitubense nativo, morador do bairro Divinéia, recebeu uma folha em branco que foi então seu primeiro contato com o papel e onde nasceu sua paixão por desenhos realistas, pela qual ele pode expressar o que está vendo há sua frente, tanto pessoas quanto o ambiente em que vive.

Para João, sempre fez sentido tentar transferir isso para o papel. “ O desenho é uma forma de superar várias coisas na vida”, diz o artista.

João Vitor, hoje com 21 anos, ainda não teve oportunidade de fazer um curso de desenho e se especializar na arte, mas isso não é motivo de desistência, ele comenta. “Tudo o que sei, eu fui apreendendo na prática mesmo, não tive a oportunidade e não fiz um curso, eu apenas fui treinando e evoluindo conforme o passar do tempo. Ainda me considero no nível de aprendiz, ainda não cheguei no resultado que eu pretendo chegar, eu estou muito longe de chegar neste resultado, mas eu venho exercendo a minha técnica e tenho como objetivo entrar nesta parte da arte e viver disso, até mesmo transformar minha paixão em trabalho”, afirma João Vitor.

Por não ter feito nenhum curso especializado na área, João procura outros meios de aprender e evoluir a sua arte. Ele conta que se inspira em outros artistas e confia no seu lado observador. “Existe outros artistas que eu vejo que usam técnicas interessantes, mas a que eu uso é observar, o desenho realista se transforma a partir da forma que tu enxergas o mundo, não basta a pessoa ter o papel e o material ideal, isso não vai construir uma grande obra, o que vai construir é o que tu enxergas, o que tu consegues atravessar entre a pessoa e a realidade humana, e até mesmo o que a pessoa ama fazer”, explica o artista.

Em 2017, o artista começou a publicar suas obras em um perfil do Instagram e afirma que é um desafio crescer no meio artístico hoje em dia, em Imbituba. “Para ser sincero, para mim está sendo um desafio publicar meus desenhos, eu decidi publicar meus trabalhos a partir de 2017, então para mim expor é um estímulo. Eu espero que com o trabalho que venho mostrando, eu consiga inspirar pessoas que queiram desenhar, mostrar seu trabalho. Talvez um dia, num futuro próximo eu possa ensinar minhas técnicas e mostrar ideias que vão construir uma história de desenho”, contextualiza João Vitor.

Celestina: A história e a vida através de um desenho

Arquivo pessoal

“Esse desenho surgiu através de um fotógrafo, o Lente Desconhecida aqui de Imbituba, eu venho acompanhando o trabalho dele, acho muito interessante, ele vem postando as imagens, e desde o início do trabalho vem representando muito as pessoas do dia a dia, e isso me fascinava, a lente que ele usava, os segundos que ele conseguia parar e fotografar sensações humanas. As pessoas que estão sempre no cotidiano e fazem a diferença, afinal são elas que transformam Imbituba no que é”, explica João.

O perfil @obrasdejoaovitor no instagram é o que contém todas as obras publicadas do artista, mostra passo a passo e detalhes dos desenhos. Nas quartas-feiras, João faz ao vivo todo o processo para seus seguidores. Para encomendar a arte e fazer orçamentos é só entrar em contato por mensagem no perfil ou pelo telefone (48) 998081445.