Corpus Christi: Confira a programação das paróquias do município de Imbituba

Imagem da Internet

Nesta quinta-feira, 16, comemora-se a data de Corpus Christi, o dia é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”. Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.

O que é Corpus Christi e como surgiu a data?

A data para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque.
Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”. Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela. Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.

Programação paroquial em Imbituba: QUINTA FEIRA (16)

Centro: Início do tapete ás 9h, missa na matriz ás 15h e procissão até a capela do Porto.

Nova Brasília: Missa ás 9h na matriz, não terá tapete este ano. Será realizado uma campanha do agasalho, doação de roupas e cobertores para famílias carentes do bairro.
Pontos de coleta: Igreja matriz e secretaria da paróquia.