Defesa Civil alerta formação de ciclone que deve trazer chuvas e tempestades

Na última sexta-feira, 29, em nota, a Defesa Civil alertou sobre a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas durante esta semana em Santa Catarina. Com alto risco de ocorrências como enxurradas, alagamentos, raios, deslizamentos, vendavais e granizo, as áreas que serão atingidas pelo maior volume de chuvas são o Oeste, Litoral Sul e também a Grande Florianópolis.

“Ocorrerá a formação de um vórtice ciclônico que potencializa a chuva causada pela circulação marítima e atua no estado até a quinta-feira, 5, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa (alagamentos e enxurradas) e a chuva volumosa (alagamentos e deslizamentos) ”, afirmou o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Freta para a Agência Brasil.

O tempo em SC será influenciado pelo fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica e pela formação de sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, resultando nas intensas chuvas em nossa região.

A Defesa Civil do estado reforça a importância de acompanhar as atualizações diárias dos boletins de previsão do tempo e também se manter alerta quanto às recomendações necessárias para manter-se em segurança.

Recomendações importantes:

  • Evite o contato com as águas.
  • Não dirija em locais alagados.
  • Evite atravessar pontilhões, pontes submersas e rios.
  • Atenção às crianças quando próximas de rios e ribeirões.
  • Busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados ou derrubados em caso de tempestade.
  • Em local abrigado, fiquei longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro em caso de tempestade.
  • Na praia, jamais fique na água.