Defesa Civil alerta para chuvas nesta sexta com folga no final de semana

Nesta sexta-feira, 17, a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável em SC, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir das áreas de divisa com o RS e no decorrer do dia avançam para as demais áreas. Por momentos, a chuva pode ser intensa e vir acompanhada de temporais isolados.

O risco é moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos), temporais (com raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos). À tarde, as temperaturas variam de 24°C a 29°C na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte,  chegam aos 25°C no Litoral Sul, de 20°C a 24°C nos Planaltos.  

No sábado, 18, a frente fria se afasta do estado e uma nova massa de ar frio e seco com predomínio de sol a algumas nuvens, acompanhado de uma queda das temperaturas. Amanhecer com chance de geada isolada no Grd. Oeste, Planalto Sul e as temperaturas mínimas ficam perto de 0°C na Serra e de 13°C a 17°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e de 8°C a 13°C nas demais áreas, podendo chegar a 20°C ao longo do dia.

Ondas com direção sudoeste/sul. Altura de 1,5  a 2,0 m, com picos de até 3,0 m, no Lit. Sul, Grd. Fpolis. e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

Domingo,19, a massa de ar frio e seco se desloca em direção ao oceano, favorecendo o tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Amanhecer com chance de geada no Grd. Oeste, Planalto Sul, temperaturas mínimas perto de -2°C na Serra, de 0°C a 5°C no Grande Oeste, Planaltos, de 12°C a 16°C no Baixo/Médio Vale e Litoral Norte e 5°C a 12°C nas demais regiões. 

À tarde, as máximas chegam aos 13°C na Serra e variam de 15°C a 20°C no restante do estado. Ventos de sudeste/leste passando para nordeste, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos ocasionais no Litoral Sul, com moderada intensidade.