Defesa Civil e SEINFRA atualiza ocorrências causadas pelas chuvas

Diretor da Defesa Civil de Imbituba

O diretor da Defesa Civil de Imbituba, Moisés Carvalho, atualizou as últimas ocorrências causadas pela volumosa quantidade de chuva na cidade nesta quinta-feira (5). O secretário da SEINFRA, Edison Misael (Teo), falou sobre o plano de ação dos estragos causados.

Nas últimas 24h, ocorrem chuvas intensas em alguns períodos do dia, ontem pela manhã o tempo mais aberto, logo no início da tarde as pancadas de chuva forte. A noite chuva intensa e vento forte. ‘’Tivemos bastante ocorrências atreladas ao Corpo de Bombeiros, diversas árvores caídas, principalmente nos setores rurais da nossa cidade, em apoio a cidade de Imaruí, também, caiu uma árvore na ponte do Rio ‘Duna. No dia de ontem foi realizado algumas ocorrências na Praia do Rosa, um muro em deslizamento, uma casa em destelhamento, com apoio da SEINFRA foi entregue as telhas necessária para aquela família, dando suporte no bairro da Guaíba, e na Ribanceira tivemos uma vistoria em loco e alguns pontos da cidade que estamos monitorando”, conclui Moisés Carvalho.

Em relação a previsão para hoje, o diretor da Defesa Civil comenta. “A previsão para hoje é que o tempo se estabeleça um pouco mais firme, trazendo esse vento mais forte, que é bom, porque vai limpar o tempo para nós. A gente sabe que devido ao solo encharcado, em algumas regiões as árvores caem, muros e, infelizmente, algum dano material acontece devido ao vento forte. Mas precisamos dele hoje para limpar o tempo, a previsão é que ele assopre um pouco mais intenso na nossa região e amanhã já temos uma previsão de tempo bom e estável. Estamos à disposição para conversar com todo mundo, se a população precisar de atendimento podem ligar no 199 ou 193 do Corpo de Bombeiros”, finaliza o diretor da DC.

O secretário da SEINFRA, Edison Misael (Teo), menciona o trabalho feito nas últimas horas e quais ocorrências atendidas. “Nossas equipes tiveram que ser divididas em vários pontos e regiões. Tivemos um alagamento muito profundo ali no bairro de Nova Brasília, na rua do vereador David, realmente, lá estava um caos, a água já estava entrando dentro das casas e a gente conseguiu, não 100%, mas escoamos aquela água com hidro jato, fazendo a drenagem da maior quantidade para diminuir o volume de água”, afirma Teo.

Secretário da SEINFRA - Teo

Sobre a situação da balsa do bairro Sambaqui o secretário comenta as medidas tomadas para resolver a situação. “Ficamos angustiado com essa situação da balsa do Sambaqui. Estivemos fazendo uma visita no período da manhã e é muito triste ver aquela cena. Nós reformamos com muito empenho a casinha para os meninos que trabalham lá. Mas, infelizmente, aconteceu esse evento da natureza. São coisas que acontecem e agora o que cabe a nós é trabalhar intensamente para que possamos devolver essa casa com estrutura para os balseiros”, finaliza o secretário.

A balsa segue intransitável pelo fato do alagamento e o transbordamento na rua. Por tanto, a balsa segue fechada. “A equipe da SEINFRA está trabalhando com a Defesa Civil e prestando muito apoio ao nosso município. Começamos o cronograma de reparo Das essas ruas, no sábado e domingo, com certeza, a SEINFRA vai estar nas ruas trabalhando para os munícipes terem o melhor acesso”, conclui o secretário as SEINFRA.