Dia Mundial do Oceano contará com ação na praia Central de Garopaba

Foto IMMC

No dia 08 de junho, o Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), em comemoração ao Dia Mundial do Oceano, formará a Rede de Guardiões Mirins do Oceano. A data é muito importante, principalmente por ser a primeira década de trabalho do Programa Pioneiro de Monitoramento de Praias por crianças.
O evento terá a parceria de várias instituições que também trabalham em prol de um oceano limpo, saudável e sustentável para todos. A ação colaborativa acontecerá na próxima quarta-feira, 08 de junho, das 9h às 12h, na Praia Central de Garopaba (SC), em frente ao Camping Lagoamar.

O IMMC terá em seu estande o Mini Museu do Mar e do ‘Lixo’ Marinho para mostrar às pessoas a importância de não deixar resíduos nas ruas, praças e na beira do mar. Será feita uma limpeza na praia com a participação de alunos das escolas municipais que estão participando do programa de monitoramento neste ano, além dos voluntários que estão apoiando a atividade.

O evento é um modo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a vida marinha, para o bem-estar do meio ambiente e das pessoas que frequentam ele. Realizar ações como esta é um trabalho essencial para chamar a atenção da população sobre as causas e efeitos das ações do ser humano em relação ao Oceano. Efeitos que vem se agravando nos últimos anos.

Estarão nesta atividade com a equipe do IMMC representantes da ACIG - Associação Empresarial de Garopaba, do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Garopaba, da organização para preservação ambiental Garopaba Sustentável, do projeto Mais Amor Menos Bitucas, Por Favor!, da Pinta Artes Gráficas, Da ONG Ser Humano Surf e das Escolas Municipais - Prefeitura de Garopaba.


Sobre o Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC

O IMMC possui uma sede institucional no centro histórico de Garopaba (SC), que foi estruturada como um Centro de Referência em Educação Socioambiental na região. Possui o Mini Museu do Mar, uma Oceanoteca com livros, vídeos e jogos educativos sobre o Oceano. Oferece para as crianças Oficinas de Arte-Educação, Expedições Científicas, além de oportunizar para a comunidade e turistas que frequentam a sede.

Organiza anualmente eventos como o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – DMLRP e a Celebração de Boas-Vindas às Baleias Franca, além de desenvolver oficinas educativas nas praias durante a temporada de verão como o Projeto Praia Limpa. Também participa como convidado em eventos socioculturais, ambientais e esportivos na região.

A MISSÃO do IMMC é replicar sua Tecnologia Social no maior número de cidades litorâneas possíveis, fomentando o conhecimento sobre o Oceano para o público infantil e conectando as crianças por meio de uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO. Para atingir este objetivo, o IMMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar a cultura oceânica, oferecendo cursos on-line sobre o Oceano para crianças e para educadores que tenham interesse em se tornar replicadores da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade escolar e/ou comunidade.

Saiba mais no site www.monitoramentomirimcosteiro.com.br