Dias de chuva dão espaço para para tempo frio e seco

A previsão para essa quarta-feira é de tempo nublado com chance de chuvas fracas ao longo do dia, devido a alta pressão atmosférica que se encontra no oceano e colabora para que a umidade se achegue ao continente. As temperaturas na região litorânea ficam entre 15°C e 18°C pela manhã, podendo chegar aos 21°C na parte da tarde, com ventos leves vindos do leste. 

Na quinta-feira, regiões próximas ao Paraná e Vale do Itajaí podem esperar pancadas de chuva e trovoadas, enquanto mais ao sul o tempo permanece encoberto com possibilidades de pancadas de chuva isoladas. As temperaturas ficam abaixo dos 18°C no Planalto Sul, variam de 13°C e 15°C no litoral e oscilam entre 9°C e 12°C nas demais regiões. As temperaturas máximas ficam entre 15°C e 19°C em todo o estado.

A partir de sexta-feira, instabilidades associadas ao ciclone no oceano, chuvas durante o período da manhã, vão gradativamente dando espaço a uma massa intensa de ar frio e seco. As temperaturas no período da tarde ficam abaixo de 12°C no Planalto Sul, variam entre 20°C e 23°C no litoral e Baixo Vale do Itajaí e oscilam entre 15°C e 18°C nas demais regiões do estado. 

Durante o sábado, 11, e domingo, 12, a massa de ar frio e seco deixa o tempo firme e provoca uma queda abrupta das temperaturas no estado, favorecendo a formação de geadas no amanhecer. Durante o dia, o predomínio é de céu claro em toda Santa Catarina.