Eclipse Lunar poderá ser visto neste final de semana

Todos já ouviram falar e tiveram a vontade de contemplar um eclipse. Neste final de semana você terá essa oportunidade. O primeiro eclipse de 2022 poderá ser visto em todo o Brasil,  e todas as fases da lua (eclipse lunar) poderão ser acompanhadas, se as condições meteorológicas forem favoráveis. Com certeza uma noite nublada não será bem vinda durante esse grandioso evento natural.

Podendo ser visto entre os dias 15 e 16, o evento começará às 23h27 de domingo e se estende até às 3h50 da madrugada de segunda-feira. O eclipse estará em seu auge à 01h11 da madrugada de segunda.  O planeta Terra estará entre o Sol e a Lua, causando o efeito avermelhado escuro, que vai causar dificuldades para aqueles que querem tirar algumas fotos.

De acordo com o professor Marcos Calil, coordenador científico do planetário de Santo André e do Núcleo de Observação do Céu, os eclipses solares ou lunares, não são eventos raros, mas devido às diferentes condições, têm graus diferentes de visualização em todo o mundo. O próximo que poderá ser visto facilmente e em todas as suas fases, no Brasil, será apenas em 14 de março de 2025.

Aqueles que quiserem ver o eclipse, mesmo com céu nublado, certamente poderão encontrar transmissões ao vivo na Web. O próprio Marcos Calil disponibilizará uma live no Youtube, utilizando seus telescópios e câmeras. Para acompanhar, acesse o link abaixo no dia 15 de maio, às 22 horas.

https://www.youtube.com/watch?v=qmxEvWT3kto&feature=youtu.be