Espetáculo “Arregarça” celebra a cultura popular de Garopaba e fortalece o sentimento de pertencimento
-
Foto: Divulgação - Espetáculo “Arregarça” celebra a cultura popular de Garopaba e fortalece o sentimento de pertencimento
O espetáculo propõe uma escuta sensível de memórias, causos e saberes locais, resgata festas, tradições e o modo de vida do povo garopabense de forma acessível e afetiva
O Grupo Cultural Rebuliço levou arte e tradição às escolas e espaços públicos de Garopaba com o espetáculo “Arregarça”, apresentado entre abril e maio de 2025. A iniciativa valoriza a cultura popular do litoral catarinense por meio do teatro e da contação de histórias.
Ao todo foram cinco apresentações gratuitas, o projeto passou por unidades da rede municipal e integrou a XI Feira do Livro de Garopaba. Após cada sessão, foram realizadas oficinas com música, brincadeiras de roda e dobraduras inspiradas na fauna marinha.
Voltado ao público infantil, o espetáculo propõe uma escuta sensível de memórias, causos e saberes locais. “Arregarça” resgata festas, tradições e o modo de vida do povo garopabense de forma acessível e afetiva.
A proposta reforça o sentimento de pertencimento e o valor do patrimônio imaterial, as oficinas despertaram nas crianças o interesse pela cultura local, fortalecendo o vínculo entre as novas gerações e suas raízes.
Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc em Garopaba, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, o projeto reafirma o compromisso do Rebuliço com a democratização da arte e preservação da memória cultural.
O grupo atua desde 2018 com projetos voltados à valorização da identidade local. Entre eles estão os espetáculos “Uma Janela para o Mar”, “Joaquina de Lá pra Cá”, “Saragaço” e o curta-documentário “Causo Daqui”, lançado em 2024.
As apresentações aconteceram no CEIM Maria das Graças, nas escolas municipais Pinguirito, Paula Martins Pereira, Maria da Silva Abreu e na programação oficial da Feira do Livro de Garopaba.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário