Equipe de Garopaba conhece mais uma cidade com Tarifa Zero no transporte

O prefeito Zé da Ecler recebeu nesta terça-feira, 8, uma comitiva vinda de Santa Catarina. Estiveram no gabinete provisório da Prefeitura os vereadores Afrânio Boppré (PSOL), de Florianópolis, e Jean Ricardo (PSB), de Garopaba. Além deles, estava o secretário de Administração de Garopaba, Henrique de Castro e Souza, e o diretor de Infraestrutura de Garopaba, Gian Carlos Antunes.

Na pauta do encontro, estava a questão da tarifa-zero para os usuários do transporte coletivo que será implantada na cidade. De acordo com a lei municipal n.º 2.276, de 30 de setembro, aprovada pelos vereadores após ser enviada à Câmara pelo Poder Executivo, a gratuidade na passagem será viabilizada por uma PPP, Parceria Público-privada.

Zé da Ecler afirmou aos catarinenses que a ideia é implantar, a partir deste segundo bimestre, cinco linhas de ônibus em Matinhos (com dois ônibus em cada linha, sendo um deles micro). Os veículos circularão das 7 às 23 horas, com passagem gratuita aos usuários. O prefeito lembrou que o custo seria bancado pela publicidade de empresas privadas em telas de LED dentro dos ônibus, que também trariam notícias da administração municipal. O certame está marcado para o dia 14 deste mês, na modalidade de ampla concorrência.

Conforme o chefe do Executivo Municipal, além de aquecer o comércio de Matinhos, possibilitando que mais gente circule pela cidade, a proposta visa valorizar o morador, em especial o menos favorecido financeiramente. O prefeito também informou que já foi aberto o processo de licitação para a escolha da empresa responsável pelo serviço.

"Em Santa Catarina não temos nenhum município com tarifa-zero. O que eu considero como algo fundamental, porque o transporte coletivo precisa de uma revolução no Brasil. E essa integração entre municípios é o caminho para isso acontecer", disse o vereador Afrânio Boppré.

"Matinhos e Garopaba são muito parecidas. E Garopaba pode ser o município pioneiro em Santa Catarina na implantação da tarifa-zero. Para obtermos êxito, a troca de experiências entre as cidades é fundamental", afirmou o secretário de Administração de Garopaba, Henrique de Castro e Souza.

Ainda integraram a comitiva catarinense o assessor do vereador Afrânio, Antônio Spengler, e o funcionário da Câmara Municipal de Florianópolis, Márcio José Raimundo. A reunião desta terça também foi acompanhada pelo chefe de Gabinete, Carlos Valderi, e pelo assessor-jurídico do Gabinete, Leonardo Luís da Silva, além do ex-vereador Olímpio Bruno da Silva.