logo RCN

Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF após decisão do TJ-RJ

  • Foto: Staff/ CBF - Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF após decisão do TJ-RJ

Decisão também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a responsabilidade de organizar novas eleições “o mais breve possível”

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou nesta quinta-feira (15) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a responsabilidade de organizar novas eleições “o mais breve possível”. Sarney é um dos dirigentes que havia se distanciado politicamente de Ednaldo.

A decisão do magistrado anulou um acordo anterior que havia sido homologado pela Justiça, apontando suspeitas de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, e questionando sua capacidade mental para ter validado o documento em questão. 

Ednaldo foi informado da decisão ainda em Assunção, no Paraguai, onde estava participando de um congresso da Fifa. Em resposta, ele acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de reverter a decisão, como fez em 2023, para retornar ao comando da instituição após outro afastamento judicial.

Fernando Sarney, nomeado como interventor após afastamento de Ednaldo,afirmou que sua atuação será temporária e que não pretende interferir em decisões técnicas, como por exemplo, a contratação do treinador Carlo Ancelotti para a seleção brasileira

A decisão do TJ-RJ teve como base um pedido feito pela deputada federal Daniela do Waguinho e pelo próprio Sarney, que apontaram irregularidades no acordo que sustentou a eleição de Ednaldo. 

Um laudo pericial teria identificado falsidade na assinatura de Coronel Nunes. O caso retornou ao TJ-RJ por determinação do ministro Gilmar Mendes, do STF, que solicitou investigação dos fatos. Com a ausência de Nunes em uma audiência, o desembargador Zéfiro optou pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues. Esta é a segunda vez que o TJ-RJ determina sua saída do comando da CBF.


Por Redação RSC, com informações do GE.Globo

Garopaba conhece seus campeões do Futsal Municipal em noite de grandes finais Anterior

Garopaba conhece seus campeões do Futsal Municipal em noite de grandes finais

Libertadores 2025: Palmeiras e São Paulo garantem vaga, Flamengo e outros brasileiros decidem futuro na última rodada Próximo

Libertadores 2025: Palmeiras e São Paulo garantem vaga, Flamengo e outros brasileiros decidem futuro na última rodada

Deixe seu comentário