Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF após decisão do TJ-RJ
-
Foto: Staff/ CBF - Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF após decisão do TJ-RJ
Decisão também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a responsabilidade de organizar novas eleições “o mais breve possível”
O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou nesta quinta-feira (15) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão também nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a responsabilidade de organizar novas eleições “o mais breve possível”. Sarney é um dos dirigentes que havia se distanciado politicamente de Ednaldo.
A decisão do magistrado anulou um acordo anterior que havia sido homologado pela Justiça, apontando suspeitas de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, e questionando sua capacidade mental para ter validado o documento em questão.
Ednaldo foi informado da decisão ainda em Assunção, no Paraguai, onde estava participando de um congresso da Fifa. Em resposta, ele acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de reverter a decisão, como fez em 2023, para retornar ao comando da instituição após outro afastamento judicial.
Fernando Sarney, nomeado como interventor após afastamento de Ednaldo,afirmou que sua atuação será temporária e que não pretende interferir em decisões técnicas, como por exemplo, a contratação do treinador Carlo Ancelotti para a seleção brasileira
A decisão do TJ-RJ teve como base um pedido feito pela deputada federal Daniela do Waguinho e pelo próprio Sarney, que apontaram irregularidades no acordo que sustentou a eleição de Ednaldo.
Um laudo pericial teria identificado falsidade na assinatura de Coronel Nunes. O caso retornou ao TJ-RJ por determinação do ministro Gilmar Mendes, do STF, que solicitou investigação dos fatos. Com a ausência de Nunes em uma audiência, o desembargador Zéfiro optou pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues. Esta é a segunda vez que o TJ-RJ determina sua saída do comando da CBF.
Por Redação RSC, com informações do GE.Globo
Deixe seu comentário