logo RCN

Impedido de entrar nos EUA, Hugo Calderano fica fora de torneio importante por conta de viagem a Cuba

  • Foto: WTT - Impedido de entrar nos EUA, Hugo Calderano fica fora de torneio importante por conta de viagem a Cuba

A viagem em questão ocorreu em 2023 quando o atleta foi participar do Campeonato Pan-Americano e o Torneio Pré-Olímpico de Paris 2024

Mesatenista brasileiro, atual número 3 do mundo, Hugo Calderano está fora do WTT Grand Smash dos Estados Unidos, que começa nesta sexta-feira (04) em Las Vegas. A ausência do atleta ocorre por conta de uma restrição relacionada ao seu visto de entrada no país, após uma viagem realizada a Cuba em 2023.

O Grand Smash é um dos principais torneios do circuito mundial de tênis de mesa, comparável a um Grand Slam no tênis tradicional.

Calderano, que possui cidadania portuguesa, geralmente entra nos EUA sem a necessidade de visto por conta do Programa de Isenção para países da União Europeia, teve a entrada barrada pelo órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP).

De acordo com o atleta, ele perdeu o direito a dispensa do visto por ter visitado território cubano após 12 de janeiro de 2021, uma das restrições impostas pelo governo americano aos participantes do programa de isenção, salvo em casos diplomáticos ou militares.

“Segui exatamente o mesmo procedimento adotado em outras viagens aos Estados Unidos, utilizando meu passaporte português. Quando fui avisado da restrição, mobilizamos toda a equipe para tentar um visto emergencial, mas infelizmente o tempo foi insuficiente. É frustrante ficar de fora de uma das competições mais importantes da temporada por algo fora do meu controle, ainda mais em um momento tão positivo da minha carreira”, declarou Calderano, atual vice-campeão mundial.

A viagem a Cuba aconteceu durante o Campeonato Pan-Americano e o Torneio Pré-Olímpico de Paris 2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Sem saber da nova regra, Calderano solicitou a autorização eletrônica de entrada (ESTA), mas a demora na resposta levou sua equipe a buscar explicações junto às autoridades americanas.

Com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico do país (USOPC), o atleta conseguiu um agendamento emergencial. 

Porém, não houve tempo hábil e disponibilidade para realizar a entrevista consular a tempo de participar da competição em Las Vegas.

No site oficial do governo dos EUA, consta que cidadãos de países isentos de visto que visitaram Cuba após janeiro de 2021 estão sujeitos a restrições adicionais de entrada, como parte de medidas de segurança ampliadas.

Calderano vem de uma sequência de bons resultados: no último fim de semana, conquistou o título do WTT Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, e encerrou sua passagem pelo clube alemão Ochsenhausen com a conquista da Liga Alemã após nove temporadas.

Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil

Impedido de entrar nos EUA, Hugo Calderano fica fora de torneio importante por conta de viagem a Cuba Anterior

Impedido de entrar nos EUA, Hugo Calderano fica fora de torneio importante por conta de viagem a Cuba

Citadino de futsal de Imbituba inicia fase de mata-mata Próximo

Citadino de futsal de Imbituba inicia fase de mata-mata

Deixe seu comentário