Estudantes de Garopaba participam de jogos educativos sobre preservação

As escolas da rede municipal de ensino de Garopaba, através da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo Esporte e Desenvolvimento abraçaram uma ideia muito importante para a conscientização da preservação ambiental e patrimonial do município. Trata-se de um jogo de tabuleiro com o nome “Jogando para Ganhar”, desenvolvido pelos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba do IFSC.

O projeto foi desenvolvido pelos bolsistas do projeto de Extensão, identificadas na pesquisa da egressa Flávia M. Maffei em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O jogo amplia o processo de aprendizagem e leva para as crianças uma amostra geral sobre a história desses patrimônios, incentivando-as a terem uma postura de preservação e valorização.

A primeira ação do projeto piloto foi realizada dia 22 de fevereiro, na Escola de Educação Básica de Ensino Fundamental Pinguirito com estudantes do quinto ano, divididos em grupos de quatro a cinco alunos, orientados pelos estudantes do CST Gestão Ambiental da Unidade Curricular Atividades de Extensão. A escola foi escolhida como piloto porque a professora Simone Rogalsky envolveu-se diretamente com o projeto nas etapas de elaboração do jogo.

O projeto está sendo realizado com recursos do Edital Proex 15/2021 – Curricularização da Extensão, coordenado pelas professoras Telma Pires Pacheco Amorim e Tatiane Melissa Scoz. Alguns exemplares também serão distribuídos às escolas municipais de Garopaba.

Os alunos que participaram do projeto piloto responderam um questionário para avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado adquirido, que será utilizado como ferramenta para avaliar a eficácia do uso do jogo na aprendizagem sobre patrimônios de Garopaba.