Exposições e apresentação de coral abrem programação do Mês da Mulher

Exposição "Por Elas" reúne obras de artistas catarinenses e estará aberta até dia 24
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Duas exposições artísticas e uma apresentação musical marcam, nesta segunda-feira (7), o início da programação do Mês da Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A abertura oficial do evento ocorrerá na terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 17 horas.

As exposições estarão abertas a visitação das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, localizada no hall do Parlamento, e no Espaço Cultural Cruz e Sousa, no primeiro andar do Palácio Barriga Verde. Os eventos são uma proposição da Bancada Feminina.

A exposição "Por Elas - o olhar feminino no acervo do Parlamento Catarinense”, que reúne 13 obras em pinturas acrílicas, aquarelas e pastel de artistas catarinenses, pode ser apreciada até o dia 24 de março, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho e simultaneamente na Galeria Virtual da Assembleia Legislativa no site gerenciacultural.alesc.sc.gov.br. De acordo com o organizador da mostra, Lucian Chaussard, da Gerência Cultural da Assembleia Legislativa, estarão expostas obras elaboradas por mulheres sobre mulheres.

Também haverá um “jogo de frases” de escritoras brasileiras, como Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, entre outras com referência a obras em homenagem as mulheres. Na exposição haverá quadros da escultora já falecida Elke Hering e da artista Vera Sabino, que tem preferência pelo folclore catarinense, entre outras. “São obras do acervo da Alesc das décadas de 70, 80, 90 e 2000, todos com a temática sobre as mulheres”, reforça o organizador da mostra.

Retrato de Mulheres

A artista plástica Roseli Farias, que terá suas obras expostas durante o Mês da Mulher na Alesc

A artista plástica Roseli Farias, que terá suas obras expostas durante o Mês da Mulher na Alesc

Já o Espaço Cultural Cruz e Sousa da Assembleia Legislativa recebe a exposição "Retrato de Mulheres", da artista plástica florianopolitana Roseli Farias, que poderá ser apreciada até dia 31 de março, com mais de 20 obras pintadas a óleo sobre tela sobre mulheres famosas, artistas e políticas. “Adora pintar obras sobre mulheres. Elas têm muitos tentáculos, atuam em casa, no trabalho, cuidam dos filhos e marido, e tudo ao mesmo tempo”, destaca a artista.

Todas as obras foram pintadas durante o período da pandemia do coronavírus. “Não fiquei com depressão e sim aproveitei o período para construção”, salienta Roseli.

Além das pinturas, também estará exposto o livro de poesias “Aurora”, que reúne 60 poemas sobre a amizade, o amor, natureza, entre outros temas. Todo o material está à venda por meio do Instagram da artista: @atelieroselifarias.

Natural de Florianópolis e com mais de 20 anos de carreira, Roseli Farias afirma que faz de sua arte um grito de resistência ao racismo e ao preconceito contemporâneo, mascarados na injustiça social. Ela relata que já expôs quatro de suas obras “Retrato de Mulheres” em Portugal e que neste mês de março estará levando mais quatro para galerias de Miami (EUA).

Música
O Coral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que em setembro deste ano comemora 21 anos de atividades, fará uma apresentação especial para marcar o Mês da Mulher, às 12h30, no hall do Palácio Barriga Verde, nesta segunda-feira (7).

De acordo com o maestro Reginaldo Osvaldo da Silva, as músicas serão interpretadas pelas cantoras Simoni Julia Nunes Correa e Adriana Iwersen de São Thiago e por aproximadamente 18 vozes do coral, acompanhados por André da Silveira nos teclados. Estão previstas as canções “Sonho Meu”, “Dança da Solidão”, “Cara Valente”, “Novo Tempo” e “Maria, Maria”. “Vamos homenagear as mulheres, elas são grande merecedoras” , afirma o maestro.

Ney Bueno
AGÊNCIA AL