Garopaba busca impulsionar turismo cultural

Tem praia, cultura, pesca, agricultura. É que Garopaba é assim: cada canto um encanto.  Para enriquecer o turismo na cidade,  tempo em conhecimento é investimento,  diante do setor que movimenta a economia.

É por isso que, neste mês de março, o olhar do município já está voltado para desenvolver a cultura municipal, nos meses entre abril e novembro. "Queremos mostrar ao país nossas tradições locais", revela Aires dos Santos, secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento.

 E nada melhor do que conhecer cases de sucesso, como Gramado. Em visita a Europa do país, Aires conheceu o berço turístico, que engloba a produção rural, passa pelas agroindústrias e chega à gastronomia. "Conhecemos três propriedades rurais. Lá vimos que a visita dos turistas não altera a rotina de trabalho diário na terra. E é muito interessante, porque eles explicam as atividades ao turista e dão mostras do que produzem", explica. A visitação ocorreu nos dias 10 e 11 deste mês.

 A ideia é buscar a inspiração a partir do olhar na prática do turismo rural e cultural, tendo a percepção que constituir essa oportunidade é uma forma de manter a cidade movimentada, mesmo na baixa temporada. "Temos os engenhos, a agricultura familiar, a pesca, cachoeiras, e outros tantos lugares e tradições como o folclore, o artesanato, as artes plásticas que também são atrativos turísticos. Vamos ampliar o turismo na cidade em meio a natureza. Esse é o objetivo", completa Aires.