Garopaba divulga detalhes e programação da XXII Quermesse

Mais de 9 mil pessoas estão sendo esperadas para participar do evento, que mantém viva as tradições do município.

A maior e melhor festa de Garopaba está de volta! Depois de dois anos, a XXII Quermesse retorna para preservar a cultura local, valorizar a gastronomia típica e emocionar todos que vierem participar. Mais de 9 mil pessoas estão sendo esperadas para participar do evento, marcado para os dias 16, 17, 18 e 19 deste mês, na praça Governador Ivo Silveira, em frente à prefeitura. "A Quermesse faz parte da nossa história. Marca a vida de todos os garopabenses. Nossa cidade está muito feliz em ver ela voltando, depois de dois anos. Estamos nos últimos preparativos para que tudo seja especial e memorável", revela o prefeito Junior Abreu.

 

Shows nacionais com Vitor Kley, Bruna Viola e Henrique e Diego estão confirmados e enriquecem a programação que está recheada, sobretudo, de atrações locais. Das bandas e apresentações dos "Talentos da Terra", à disputa de Baliza e Desfile de Carros de Boi,  a 22ª edição mantém viva as tradições do município, por isso o slogan "resgatando o passado, para viver o presente". E é justamente esse o diferencial deste ano. "Buscamos a maior participação de quem é daqui, da nossa gente. Então, tem muita música, mas também teatro, dança e outras expressões artísticas", completa o secretário de Turismo, Esportes e Desenvolvimento, Aires dos Santos.

 

Além da Feira de Artesanato, a valorização do nativo, do morador e trabalhador da cidade se estende para a praça gastronômica, com comidas típicas de Garopaba e da época junina. É que na XXII Quermesse não houve a comercialização dos espaços de alimentação, que serão todos ocupados por 14 entidades municipais. "Foi uma forma que o governo encontrou para apoiar essas pessoas que desempenham um papel social tão importante no município. Ah! E o cardápio é variado, sem faltar a nossa deliciosa tainha", relembra o vice-prefeito Guto Chaves. Quem também está confirmado com opções saborosas é o Mercado do Produtor.

 

Estrutura e recepção

O retorno da festa à praça não diminui a dimensão do evento. Será uma estrutura com mais de 9 mil metros quadrados, com cerca de 3 mil de área coberta. Toda a parte elétrica, de iluminação, som, equipes de limpeza, contratação de seguranças, bem como a colocação de banheiros, a montagem do camarim, dois palcos, de 22 tendas e 14 cozinhas estão sendo organizadas. Destaca-se ainda que a imprensa e a prefeitura terão estandes próprios, e a corte estará visitando todos os espaços do evento, para recepcionar os participantes, ao transmitir todo o sentimento de quem mora em Garopaba.

  

Desfile de Carro de Boi 

No domingo, 19, de encerramento da festa, diversas famílias acordam cedo e saem do interior rumo a um único destino: o XX Desfile de Carro de Carro de Boi, que ocorre na rua em frente a Lagoa das Capivaras. As inscrições estão abertas e somente agricultores do município podem participar. No ato da inscrição, os interessados devem fornecer nome completo, telefone para contato e o número dos brincos dos animais que vão desfilar, através do telefone  3254-8179, ou de forma presencial, na Secretaria de Agricultura e Pesca, localizada na Rua Lauro Severiano Muller, 303, 2º andar.

 

Quanto a competição, a categoria "Junta mais parelha|", os animais são avaliados quanto às semelhanças entre eles - quanto mais parecido, maior a pontuação. No "Carro-de-boi mais tradicional", a avaliação ocorre nos seguintes itens: tamoeiro de couro, brocha de couro, ajojo de couro, foreiros alinhados, muchacho, guilhada, rigeira, carro todo de madeira, seve, balaio e demais itens de uso cotidiano no desempenho da atividade agrícola.  Os inscritos ainda podem participar da prova de baliza, que avaliará a performance do condutor na condução dos bois dentro da baliza. Para a prova da baliza, as inscrições serão realizadas exclusivamente no dia do desfile.

Texto: Assessoria/PMG

Foto: Marcus Israel