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Aposentados e pensionistas já podem contestar descontos indevidos no benefício pelo app Meu INSS
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Imagem divulgação - Aposentados e pensionistas já podem contestar descontos indevidos no benefício pelo app Meu INSS
Únicos canais oficiais para tratar desse tema são o aplicativo Meu INSS, o site oficial e a Central 135. Não há envio de mensagens por SMS, WhatsApp, e-mail ou chamadas telefônicas
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificarem descontos indevidos em seus contracheques podem agora confirmar ou negar a autorização desses débitos diretamente no aplicativo Meu INSS. A medida busca proteger os segurados de cobranças não autorizadas feitas por entidades associativas.
A checagem também pode ser feita pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS já notificou os beneficiários que tiveram descontos sem autorização, enquanto aqueles sem débitos associativos receberam a mensagem: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício."
Pelo app Meu INSS, é possível consultar as entidades responsáveis pelos descontos nos últimos cinco anos e declarar se houve autorização. Caso o segurado informe que não autorizou, a entidade terá 15 dias úteis para apresentar um comprovante. Se não o fizer, o valor deverá ser ressarcido no mesmo prazo.
O INSS alerta que os únicos canais oficiais para tratar desse tema são o aplicativo Meu INSS, o site oficial e a Central 135. Não há envio de mensagens por SMS, WhatsApp, e-mail ou chamadas telefônicas sobre esse serviço, o que exige atenção redobrada dos beneficiários para evitar golpes. Para facilitar o acesso, os Correios devem oferecer atendimento presencial para quem não tem familiaridade com meios digitais.
A medida foi adotada após a deflagração da Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União no fim de abril, que investiga fraudes em autorizações de desconto.
Por Redação RSC
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