Espaço Aberto; moradores da Divinéia reclamam de baixa pressão da água que afeta famílias a anos
Banco Central informa exposição de dados de chaves Pix
-
Imagem Marcello Casal Jr/Agência Brasil - Banco Central informa exposição de dados de chaves Pix
Entre os dados expostos estão o nome do usuário, CPF parcialmente mascarado, instituição bancária, agência, número e tipo da conta
O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (17) que 25.349 chaves Pix de clientes da fintech QI SCD tiveram dados expostos devido a uma falha no sistema. O incidente ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março e representa o 18º caso de vazamento de informações relacionadas ao Pix desde o lançamento da plataforma em novembro de 2020.
Entre os dados expostos estão o nome do usuário, CPF parcialmente mascarado, instituição bancária, agência, número e tipo da conta. O BC esclareceu que não houve comprometimento de senhas, saldos ou movimentações financeiras, pois o vazamento ocorreu apenas em informações cadastrais.
A fintech informou que a falha foi pontual e corrigida imediatamente, reforçando que as informações expostas não permitem a realização de transações financeiras ou acesso a contas bancárias. O Banco Central garantiu que as pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente pelos canais oficiais da instituição, como internet banking e aplicativo, alertando para tentativas de golpes por telefone, e-mail ou mensagens.
O caso será investigado e pode resultar em sanções à fintech, incluindo multa ou até suspensão do sistema Pix, conforme previsto na legislação vigente.
Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil
Deixe seu comentário