logo RCN
Geral

Cães de rua são alvejados em Imbituba; situação gera alerta e autoridades buscam responsáveis

  • Imagem divulgação - Cães de rua são alvejados em Imbituba; situação gera alerta e autoridades buscam responsáveis

Animais foram recolhidos e estão recebendo tratamento. Caso aconteceu no bairro Portinho da Vila

No bairro Portinho da Vila, em Imbituba, a situação de maus-tratos a cães comunitários tem gerado grande preocupação entre os moradores e protetores de animais. Recentemente, três cães abandonados na região foram encontrados com ferimentos causados por tiros de arma de pressão, possivelmente de balas de chumbo ou de sal, materiais que causam danos graves aos animais. O tema foi assunto do programa Espaço Aberto, da Rádio 89, nesta segunda-feira (24).

Os cães, que vêm sendo cuidados pela comunidade local, receberam atendimento nas clínicas Anjos de Bigodes e Zimba Dogs e estão se recuperando das lesões. Apesar de a área contar com câmeras de segurança, estas não cobrem todo o loteamento, o que dificulta a identificação dos responsáveis.  

Segundo as protetoras, essa situação não é isolada e tem se repetido em outros bairros de Imbituba, como Nova Brasília, Guaiúba e Portinho da Vila. Todos os dias chegam novas denúncias de maus-tratos aos animais, o que tem preocupado ainda mais as defensoras da causa.  

Imagem divulgação


Drica, protetora da ONG Anjos de Bigodes, pede à população que denuncie esses casos à polícia para que as autoridades possam agir de forma mais eficiente. Além disso, a protetora apela por ações por parte da gestão municipal para coibir esse tipo de crime.

O delegado doutor William Testoni Batisti alertou que atirar com arma de pressão ou chumbinho em cães ou gatos é, sem dúvida, um caso de polícia. Ele destacou que, caso um cidadão se depare com uma situação como essa, o procedimento imediato é acionar o 190, acionando a Polícia Militar para tentar identificar o autor do crime. 

Caso o responsável seja identificado, ele pode ser preso pelo crime de maus-tratos, com pena que varia de dois a cinco anos, sendo encaminhado diretamente à delegacia, sem possibilidade de liberação no local. O delegado também lembrou que é possível fazer a denúncia através do aplicativo PMESC Cidadão, oferecendo duas alternativas à população para combater esse tipo de crime.

A Prefeitura de Imbituba, por meio do Centro de Bem-Estar Animal, informou que está monitorando a situação e segue em constante comunicação com a Polícia Civil para apoiar as investigações. Segundo a gestão, também está sendo feito um mapeamento das ocorrências para identificar os responsáveis e tomar medidas preventivas.  

Por Redação RSC

Menino Maluquinho: criança de 2 anos prende cabeça em panela de pressão e é resgatada por bombeiros Anterior

Menino Maluquinho: criança de 2 anos prende cabeça em panela de pressão e é resgatada por bombeiros

Cem Cópias Sem Custo; Governo de SC regulamenta programa para publicação gratuita de livros Próximo

Cem Cópias Sem Custo; Governo de SC regulamenta programa para publicação gratuita de livros

Deixe seu comentário