logo RCN
Geral

Cerpalo vai ao Senado em busca de benefício para reduzir valor da conta de energia

  • Imagem divulgação Cerpalo - Cerpalo vai ao Senado em busca de benefício para reduzir valor da conta de energia

Objetivo é incluir as cooperativas permissionárias na lei que concede benefícios às distribuidoras de energia

A Cooperativa de Eletrificação de Paulo Lopes está liderando um movimento que pretende reduzir o valor da energia elétrica para o consumidor final. O presidente Cerpalo, Anderson Teixeira, está em Brasília para reuniões com senadores. O objetivo é incluir as cooperativas permissionárias na lei que concede benefícios às distribuidoras de energia. Teixeira conversou na terça-feira (29) com os senadores catarinenses Beto Martins e Esperidião Amin. Na quarta-feira (30), a agenda avançou com parlamentares de outros Estados que também têm interesse na matéria.

Conforme o presidente da Cerpalo, o objetivo é que os senadores aprovem o Projeto de Lei nº 811/2022, de autoria do então senador catarinense Jorginho Mello, que altera a Lei nº 10.438/2002. O PL estende às cooperativas permissionárias o subsídio do governo federal na compra de energia elétrica das grandes distribuidoras. “Na prática funciona da seguinte forma. Nós poderemos repassar ao consumidor final da Cerpalo exatamente o mesmo valor que a Celesc cobra de municípios que atende diretamente. A diferença do que pagamos a mais será coberta pelo subsídio do governo”, explicou Teixeira.

Acompanhado da assessoria jurídica, Teixeira esteve no gabinete do senador Beto Martins. O PL nº 811/2022 está parado desde agosto de 2022 na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. No encontro, Martins entrou em contato com o senador Vanderlan Cardoso, de Goiás, que preside a CAE, pedindo para acelerar a tramitação da matéria. “Solicitei ao senador Vanderlan que defina o senador Esperidião Amin como relator da matéria. Em seguida, o PL vai para a Comissão de Infraestrutura, da qual eu faço parte, e pedirei a relatoria. Vamos acelerar a tramitação desta matéria que é tão importante para as cooperativas de Santa Catarina”, explicou Beto Martins.

As agendas foram alinhadas com o presidente da Federação Cooperativas de Energia (Fecoerusc), Edson Flores da Cunha, que apoia o movimento. A mudança na lei beneficiará não só os consumidores atendidos pela Cerpalo, mas também associados e consumidores de energia elétrica por meio de cooperativas permissionárias em todo o Estado e até mesmo no Brasil. Além das tratativas legislativas, a Cerpalo também está buscando alternativas jurídicas para a obtenção do benefício.


Santa Catarina oferece mais de 11 mil vagas de emprego pelo Sine Anterior

Santa Catarina oferece mais de 11 mil vagas de emprego pelo Sine

Pesquisa revela, 80% dos catarinenses são ouvintes ativos de rádio Próximo

Pesquisa revela, 80% dos catarinenses são ouvintes ativos de rádio

Deixe seu comentário