logo RCN

Começa a temporada da pesca da tainha em SC

  • Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom - Começa a temporada da pesca da tainha em SC

Mesmo com restrições, a pesca da tainha mantém viva a tradição no litoral catarinense e movimenta comunidades inteiras

A temporada de pesca artesanal da tainha foi aberta nesta quinta-feira (01) em Santa Catarina, dando início a um dos períodos mais simbólicos e aguardados no calendário do litoral catarinense. A pesca mobiliza comunidades inteiras, impulsiona a economia local e incentiva moradores e turistas, que acompanham as cenas típicas das canoas na beira do mar e das redes carregadas de peixe.

Apesar da grande expectativa, os pescadores terão de se atentar ao limite de captura imposto pelo Governo Federal, é o segundo ano consecutivo com esta medida. A Portaria Interministerial MPA/MMA n° 26, estabelece uma cota máxima de 1.100 toneladas para a pesca artesanal da tainha no estado, medida que tem gerado uma grande insatisfação entre as comunidades pesqueiras.

Buscando contornar esse problema, a Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) protocolou na última terça-feira(29), uma nova ação na Justiça Federal solicitando a suspensão da limitação. Segundo o governo estadual, todos os caminhos judiciais estão sendo explorados para tentar reverter a decisão, considerada prejudicial a milhares de famílias que dependem da pesca para garantir seu sustento.

Mesmo frente às restrições, as colônias e associações de pescadores estão mobilizadas, e a expectativa é de uma temporada produtiva, com boa participação das comunidades e respeito às tradições que há décadas moldam a identidade cultural do litoral catarinense.

Por Redação RSC

Começa a temporada da pesca da tainha em SC Anterior

Começa a temporada da pesca da tainha em SC

Prefeitura de Garopaba alerta para golpe com e-mails falsos enviados a empresas e contribuintes Próximo

Prefeitura de Garopaba alerta para golpe com e-mails falsos enviados a empresas e contribuintes

Deixe seu comentário