logo RCN
Geral

Foi lesado no INSS? Veja como identificar descontos indevidos no seu benefício

  • Imagem divulgação INSS - Foi lesado no INSS? Veja como identificar descontos indevidos no seu benefício

Aposentados e pensionistas devem consultar o aplicativo Meu INSS e verificar se há cobranças sob o nome "mensalidade associativa"

Milhões de aposentados e pensionistas do INSS podem ter sido vítimas de um esquema fraudulento que resultou em descontos indevidos nos benefícios. A fraude, revelada por operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), envolvia associações que cadastravam beneficiários sem autorização e aplicavam cobranças ilegais disfarçadas de mensalidades. O prejuízo estimado chega a R$6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024.

Para saber se foi uma das vítimas, o segurado deve acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, e consultar o extrato de pagamento do seu benefício. Caso encontre algum desconto com a rubrica "mensalidade associativa", é sinal de que pode ter sido lesado. O governo orienta que nenhum valor relacionado a associações deve ser descontado sem autorização expressa do beneficiário.

Enquanto o governo federal ainda estuda como será feito o ressarcimento e não há uma data definida para a devolução dos valores, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reforça que qualquer reembolso será feito apenas por meio de folha suplementar, diretamente na conta em que o beneficiário já recebe seu pagamento previdenciário. Ele alerta: “Nada de PIX, links suspeitos ou saques em nome de terceiros. Não caia em golpes.”

Por Redação RSC

Laguna e Imbituba avançam em tratativas sobre divisa entre bairros Anterior

Laguna e Imbituba avançam em tratativas sobre divisa entre bairros

Defesa Civil de Garopaba ganha reforço com nova viatura 4x4 Próximo

Defesa Civil de Garopaba ganha reforço com nova viatura 4x4

Deixe seu comentário