Cardeal dos EUA é eleito novo Papa: Robert Francis Prevost assume como Leão XIV
Foi lesado no INSS? Veja como identificar descontos indevidos no seu benefício
-
Imagem divulgação INSS - Foi lesado no INSS? Veja como identificar descontos indevidos no seu benefício
Aposentados e pensionistas devem consultar o aplicativo Meu INSS e verificar se há cobranças sob o nome "mensalidade associativa"
Milhões de aposentados e pensionistas do INSS podem ter sido vítimas de um esquema fraudulento que resultou em descontos indevidos nos benefícios. A fraude, revelada por operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), envolvia associações que cadastravam beneficiários sem autorização e aplicavam cobranças ilegais disfarçadas de mensalidades. O prejuízo estimado chega a R$6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024.
Para saber se foi uma das vítimas, o segurado deve acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, e consultar o extrato de pagamento do seu benefício. Caso encontre algum desconto com a rubrica "mensalidade associativa", é sinal de que pode ter sido lesado. O governo orienta que nenhum valor relacionado a associações deve ser descontado sem autorização expressa do beneficiário.
Enquanto o governo federal ainda estuda como será feito o ressarcimento e não há uma data definida para a devolução dos valores, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reforça que qualquer reembolso será feito apenas por meio de folha suplementar, diretamente na conta em que o beneficiário já recebe seu pagamento previdenciário. Ele alerta: “Nada de PIX, links suspeitos ou saques em nome de terceiros. Não caia em golpes.”
Por Redação RSC
Deixe seu comentário