Imbituba comemora 67 anos com programação especial para toda a comunidade
Imbituba debate novo projeto sobre uso das praias na temporada da tainha
-
Imagem gerada por IA - Imbituba debate novo projeto sobre uso das praias na temporada da tainha
A intenção é conciliar os interesses de quem depende da pesca artesanal e daqueles que utilizam o mar para o lazer e o esporte
Mais uma vez, o uso das praias de Imbituba durante a temporada da tainha retorna ao centro das discussões locais. O tema, que mobiliza pescadores, esportistas e autoridades ano após ano, foi abordado na edição desta segunda-feira (19) do programa Espaço Aberto, da Rádio 89 FM. O debate teve como foco o projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores e propõe mudanças significativas na regulamentação da faixa de areia durante o período da safra.
A proposta em análise revoga a Lei Ordinária nº 1501/1995, que atualmente proíbe práticas como o surfe em determinados trechos do litoral. No lugar da proibição direta, o novo texto sugere a oficialização do sistema de bandeiras.
Bandeiras brancas indicam que a pesca é permitida, enquanto bandeiras azuis indicam que o surf está liberado. Em alguns locais, a pesca é permitida em áreas específicas, enquanto em outros há um sistema de bandeiras que define a permissão para ambas as atividades.
O projeto também propõe a definição de horários e locais específicos para as atividades esportivas, buscando uma conciliação entre os interesses dos pescadores e dos praticantes de esportes aquáticos.
O debate contou com a participação de representantes de diversos setores. Volnei Silveira, da Colônia de Pescadores Z13, destacou a importância do diálogo equilibrado entre todos os envolvidos. Já Aladir Ferreira, da Associação de Pescadores da Barrinha (APB), agradeceu o espaço dado ao tema e demonstrou expectativa positiva em relação aos resultados das discussões.
Representando os esportistas, Jaison Pacheco, da Associação de Surf de Imbituba (ASI), defendeu a liberação de áreas onde não há pontos fixos de pesca, como é o caso da Praia da Vila, a fim de reduzir os conflitos durante a temporada. A Prefeitura de Imbituba esteve presente por meio do diretor de Agricultura e Pesca, Wagner Vieira. O presidente Matheus Pereira se manifestou ao vivo na programação da rádio, após o debate.
Por ora, a votação do projeto foi suspensa, com o objetivo de ampliar a escuta da comunidade e realizar ajustes técnicos no texto.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário