logo RCN
Geral

Imbituba está entre as cidades com maior percentual de autistas em Santa Catarina

  • Imagem reprodução internet - Imbituba está entre as cidades com maior percentual de autistas em Santa Catarina

Município aparece em 8º lugar no ranking estadual, com 1,8% da população diagnosticada com TEA; demanda por atendimentos cresce na AMAI

Imbituba figura entre os municípios catarinenses com maior percentual de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo levantamento apresentado nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, a cidade ocupa o 8º lugar no ranking estadual, com 1,8% da população com diagnóstico de autismo. O dado foi revelado durante reunião da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com TEA da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O Estado de Santa Catarina já contabiliza mais de 91 mil pessoas diagnosticadas com TEA, sendo 25% com até nove anos de idade. Imbituba e Laguna são os dois únicos municípios da região Sul a aparecerem entre os 20 com maiores índices proporcionais. Laguna aparece na 17ª posição, com 1,6%.

A crescente demanda por atendimento especializado em Imbituba é acompanhada de perto pela Associação de Amigos dos Autistas de Imbituba (AMAI), que hoje tem 350 famílias cadastradas, mas consegue atender apenas 190 delas em turnos matutino, vespertino e noturno. A instituição busca recursos e alternativas para ampliar a capacidade de acolhimento.

A Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) tem trabalhado no desenvolvimento de um sistema informatizado que pretende trazer informações ainda mais completas sobre o TEA em Santa Catarina. O projeto está em fase de testes.

Por Redação RSC

Garopaba vende apenas dois terrenos em leilão público; maioria não recebeu lances Anterior

Garopaba vende apenas dois terrenos em leilão público; maioria não recebeu lances

Revitalização da SC-434 é concluída e promete mais segurança e facilidade no acesso a Garopaba Próximo

Revitalização da SC-434 é concluída e promete mais segurança e facilidade no acesso a Garopaba

Deixe seu comentário