MEIs já podem emitir DAS consolidado para vários meses de tributos
-
Imagem reprodução internet - MEIs já podem emitir DAS consolidado para vários meses de tributos
Medida representa um avanço significativo para essa categoria, reduzindo erros e otimizando o cumprimento das obrigações fiscais
Microempreendedores individuais (MEIs) agora contam com uma nova funcionalidade no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGMEI) que permite emitir um único boleto para o pagamento de tributos de vários meses — sejam eles vencidos, a vencer ou em aberto.
A novidade, fruto de uma parceria entre a Receita Federal e o Serpro, visa facilitar a regularização fiscal dos MEIs, oferecendo mais praticidade e agilidade ao processo. Antes da atualização, o pagamento precisava ser feito mês a mês, com a geração de boletos individuais, o que tornava a rotina mais burocrática.
Para utilizar a ferramenta, o MEI deve acessar o PGMEI pelo Portal do Simples Nacional, selecionar os períodos desejados e emitir o Documento de Arrecadação de forma consolidada. Segundo o Serpro, a medida representa um avanço significativo para essa categoria, reduzindo erros e otimizando o cumprimento das obrigações fiscais.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário