Safra da Tainha em Imbituba já soma mais de 15 toneladas em apenas um mês
-
Imagem divulgação PMI - Safra da Tainha em Imbituba já soma mais de 15 toneladas em apenas um mês
Relatório destaca avanço importante no convívio entre pescadores artesanais e praticantes de esportes náuticos apesar de caso isolado registrado no Rosa Sul
A temporada da tainha, período aguardado por pescadores e fãs do sabor do peixe, começou em alta nas praias de Imbituba. De acordo com um relatório técnico divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, os primeiros 31 dias de pesca renderam resultados impressionantes. Na última quinta-feira (5), mais de 15 toneladas de tainha foram capturadas em praias como Luz, Vermelha e Itapirubá.
Na Praia do Luz, a rede trouxe cerca de 8.500 tainhas. Na Praia Vermelha, foram registradas aproximadamente duas mil, e em Itapirubá, a estimativa foi de cinco toneladas. Além dos números expressivos, o relatório destaca um avanço importante no convívio entre pescadores artesanais e praticantes de esportes náuticos.
O principal destaque neste sentido foi a criação de grupos de WhatsApp específicos para cada praia com atividade pesqueira. Esses grupos reúnem pescadores, representantes de esportes náuticos, equipe técnica da prefeitura, Colônia de Pescadores de Imbituba (Z13), Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Polícia Militar Ambiental.
Conforme explica o diretor de Agricultura e Pesca, Wagner João Vieira, a maioria das trocas de bandeiras, branca para pesca e azul para esporte, tem sido respeitada. “Na Praia da Vila, por exemplo, houve 18 dias exclusivos para a pesca e 13 dias liberados para o surf”, afirmou. No panorama geral do município, o relatório aponta que 77,4% dos dias foram destinados à pesca, enquanto 22,6% ficaram liberados para atividades náuticas.
Apesar do clima de cooperação observado em grande parte do litoral, um episódio isolado de conflito foi registrado nesta semana no Rosa Sul, na Praia do Rosa. Pescadores e atletas se envolveram em uma discussão acalorada, com gritos e xingamentos. O momento foi registrado em vídeo e está disponível no perfil do Instagram @rscportal.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário