Previsão do tempo indica instabilidade e risco de temporais ao longo da semana
Vai ter paralisação? problemas na coleta de lixo em Imbituba e medidas para solução
-
Imagem João Vieira/Ilustrativa - Vai ter paralisação? problemas na coleta de lixo em Imbituba e medidas para solução
Defasagem tem impactado diretamente o serviço, levando a paralisações pontuais, como a que ocorreu recentemente
Moradores de Imbituba têm relatado diversos problemas na coleta de lixo do município, como atrasos, falhas na retirada e acúmulo de resíduos em alguns bairros. Diante da situação, uma reunião foi realizada com representantes da empresa responsável pelo serviço, funcionários da Secretaria de Obras e trabalhadores do setor para discutir soluções e evitar novos transtornos.
De acordo com o secretário adjunto Antônio Ross, a principal dificuldade enfrentada é a falta de garis. O contrato firmado com a empresa Plural prevê a atuação de 33 funcionários e sete veículos, mas no momento, apenas 20 garis estão disponíveis, sendo que três estão afastados por atestado médico. Essa defasagem tem impactado diretamente o serviço, levando a paralisações pontuais, como a que ocorreu recentemente.
Ross informou que, após negociações com os trabalhadores, as atividades foram retomadas e a coleta será regularizada nos próximos dias. Além disso, há uma avaliação em andamento para possíveis ajustes no contrato, considerando que, durante a temporada de verão, a quantidade de lixo coletada aumenta significativamente devido ao fluxo de turistas.
Outro ponto abordado foi a necessidade de melhorar a separação do lixo reciclável. A Cooperzimba, responsável pela coleta seletiva, também enfrenta dificuldades operacionais e busca ampliar sua equipe. Para incentivar a reciclagem, estão sendo distribuídos contentores azuis exclusivos para materiais recicláveis e reforçadas campanhas de conscientização.
Além disso, há a intenção de dialogar com grandes estabelecimentos comerciais para que adotem planos mais eficientes de gerenciamento de resíduos, reduzindo o volume de rejeitos encaminhados ao aterro sanitário.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário