Imbituba comemora 67 anos com programação especial para toda a comunidade
ABSURDO; foca-caranguejeira faz aparição inédita nas praias de Imbituba e Laguna e área de isolamento sofre invasão e vandalismo
-
Imagem Thaisa Noronha ©️ PMP-BS/Udesc - ABSURDO; foca-caranguejeira faz aparição inédita nas praias de Imbituba e Laguna e área de isolamento sofre invasão e vandalismo
Ferros do isolamento foram roubados, uma placa informativa foi danificada e havia marcas profundas de pneus ao redor da foca, indicando manobras perigosas próximas ao animal
Uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), espécie originária das regiões subantárticas e antárticas, foi avistada nesta semana nas praias do Luz, em Imbituba, e de Molhes da Barra, em Laguna. A presença do animal representa uma ocorrência inédita no litoral sul de Santa Catarina, considerada de alta relevância científica pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A foca foi localizada na segunda-feira (12) por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que acompanha a faixa costeira da região. Desde então, a área onde o animal descansava foi isolada para garantir o bem-estar da foca e a segurança de moradores e turistas. A recomendação era manter distância, evitar ruídos e não levar animais domésticos ao local.

De acordo com a Udesc, o animal estava em bom estado de saúde, sem ferimentos ou sinais de debilidade. Ele aparentava estar apenas descansando, em uma parada migratória. Por se alimentar exclusivamente de krill, pequenos crustáceos encontrados em águas geladas, a expectativa é que sua passagem pela costa brasileira seja breve.
O veterinário Eduardo Macagnan, do PMP-BS/Udesc, explicou que animais jovens da espécie podem se perder durante deslocamentos e chegar a regiões distantes de seu habitat. “Durante as avaliações, ela apresentava quadro de saúde estável, com boa condição corporal. A equipe realiza monitoramentos diários e reforça que o isolamento é essencial para reduzir o estresse do animal e evitar acidentes”, afirmou.

No entanto, o cenário de cuidado foi interrompido por um episódio de vandalismo. Nesta sexta-feira (16), a equipe do PMP-BS encontrou a área violada: ferros do isolamento haviam sido roubados, uma placa informativa foi danificada e havia marcas profundas de pneus ao redor da foca, indicando manobras perigosas próximas ao animal. Rastros na areia sugerem que ela pode ter retornado ao mar após ser perturbada.

O PMP-BS emitiu nota de repúdio, lamentando o desrespeito à vida selvagem. “Esse tipo de atitude coloca em risco a vida de animais selvagens, dificulta o trabalho técnico-científico e demonstra um preocupante desrespeito às ações de conservação ambiental”, afirmou o projeto.
A equipe reforça que a presença da foca-caranguejeira em Santa Catarina deve ser tratada com responsabilidade e consciência coletiva, dada a raridade do evento.
Por Redação RSC
Com informações PMP - BS/UDESC
Deixe seu comentário