Cachalote é encontrado morto na praia de Itapirubá Sul, em Laguna
Pagamento da taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho
-
Imagem Gerada por IA - Pagamento da taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho
Prazo extra dá fôlego a candidatos; MEC reforça que inscrição só é confirmada após pagamento
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 ganharam mais tempo para quitar a taxa de inscrição. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para o pagamento até o dia 27 de junho, após relatos de dificuldades de acesso e movimentações bancárias no início do processo.
A taxa, no valor de R$ 85, pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito, de acordo com a disponibilidade dos bancos. O boleto é gerado na Página do Participante. Quem optar pelo pagamento via Pix pode escanear o QR Code exibido no próprio documento.
A confirmação da inscrição depende exclusivamente da compensação do pagamento. Estudantes da rede pública que concluem o ensino médio em 2025 são isentos da taxa e, por isso, não recebem boleto.
As provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. No entanto, em três cidades do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba), o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para ocorrer em novembro.
Uma novidade da edição de 2025 é a retomada da função de certificação do ensino médio. Participantes com 18 anos ou mais poderão usar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão, desde que alcancem pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e no mínimo 500 pontos na redação.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário