IBGE: Censo 2022 começou nesta semana em Garopaba

Durante os próximos 90 dias, todas as residências da cidade recebem a visita dos recenseadores para a coleta de informações.

Faça chuva. Faça sol. A missão é uma só: percorrer todos os cantos de Garopaba, buscar e ouvir informações. É esse o objetivo de 22 recenseadores e 3 agentes censitários, que vão trabalhar durante os próximos três meses, na Coleta do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As visitas acontecerão durante o dia até o início da noite, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.

O prefeito Junior Abreu respondeu às questões para o recenseador João Pedro Moya Lopes,  no ato simbólico que marcou o início oficial dos trabalhos no município,  nesta quarta-feira, 3. "Uma das principais vantagens do censo é que, agora, ele vai trazer um número exato de moradores aqui de Garopaba. Com base nesses dados são construídas as políticas públicas, e são estipuladas verbas que serão repassadas do Governo Federal, do Fundo de Participação dos Municípios ao município, por exemplo”, destaca o prefeito.

 

É por isso que a conscientização da população em contribuir com o Censo é fundamental. “Receba o recenseador em casa e ajude a construir o futuro da nossa cidade”, enfatiza o vice-prefeito, Guto Chaves. Trata-se da possibilidade de conhecer a verdadeira realidade econômica, social, educacional e populacional da cidade. “Desta vez ainda temos outras novidades, como o levantamento estatístico de comunidades quilombolas e na investigação do transtorno do espectro autista”, complementa o Agente Censitário Municipal, Thiago Neubauer.

 

Vale lembrar que os agentes estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). As identidades também podem ser verificadas de duas formas: por telefone no número 0800-721-8181, ou por smartphones, com a leitura do QR Code que está no crachá do recenseador. Assim, o morador de Garopaba pode escanear, averiguar e se sentir seguro ao compartilhar os dados. Por fim, ressalta-se que os recenseadores não pedem para entrar nas casas para realizar a entrevista.

 

Censo 2022

Os questionários do Censo 2022 podem ser respondidos presencialmente, pela internet (por meio de um código recebido após a visita do recenseador) ou, quando necessário, por telefone. São dois modelos de questionário. No modelo básico, são 27 perguntas e dura cerca de cinco minutos. O da amostra, com 77 perguntas, tem as questões do questionário básico e outras sobre temas como núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho. Este último será aplicado em 11% dos domicílios do Brasil.

 

Texto e foto: Assessoria/PMG