Maio vermelho: consultório móvel em Garopaba realiza ação de prevenção ao câncer bucal

Serão cinco dias de atendimento odontológico: três focados no Centro e dois no Campo Duna.

Maio vermelho é o mês de prevenção ao câncer bucal, tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Como forma de alertar e informar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, o Governo de Garopaba, através da Secretaria de Saúde, realiza atividades preventivas para o garopabense na próxima semana. "Vários profissionais da odontologia estão unidos, fazendo avaliações sem custo", explica a Coordenadora de Saúde Bucal, Josilene de Souza Dias.

De segunda, 9, até quarta-feira, 11, a Praça Governador Ivo Silveira recebe o Consultório Móvel, que vai atender à população de forma gratuita. Aberto das 8 até 17 horas, o consultório móvel é totalmente higienizado e mantém a privacidade do usuário. Do Centro para o Sul de Garopaba, o Campo Duna também vai receber ações de prevenção. Entre quinta, 12, e sexta-feira, 13, o consultório móvel estará na Unidade Básica de Saúde da comunidade para atender os moradores da localidade, com horário estendido: das 8 às 21 horas.

É esperada a mobilização de muitos moradores, visto que o câncer bucal se manifesta de forma silenciosa. Os fumantes precisam ter mais atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos diagnósticos de câncer de boca ocorrem em fumantes e esse risco é multiplicado com a ingestão de álcool. “O cigarro tem substâncias, como a nicotina, que é um fator de risco para uma série de doenças orais e que favorece o início e progressão do câncer de boca”, destaca a dentista, Carolina Del Prado.

Fonte: Assessoria/PMG