Mais cidadania: Procon é inaugurado em Garopaba

Pela primeira vez, o município conta com o órgão responsável por garantir os direitos do cidadão

Um marco histórico para Garopaba. Pela primeira vez, o município conta com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão responsável por garantir os direitos do cidadão. Há anos o garopabense almejava por esse momento. "Faltava isso em Garopaba. A gente era obrigada a ficar calada diante das injustiças", revela a comerciante Daiana Mary Rosa, que trabalha em uma papelaria do município há sete anos. Ela ainda relembra os golpes virtuais que, cada vez mais, são frequentes no dia a dia. "Finalmente temos um lugar específico para reivindicar nossos direitos", completa.
Agora, assim como Daiana, todos que precisarem fazer uma reclamação sobre serviços comerciais, privados e essenciais, podem ir até o Procon. "É um grande  avanço para o direito e para a cidadania da nossa cidade, que vai ter mais fiscalização no comércio e orientação à comunidade” destaca o prefeito Junior Abreu. A unidade municipal está localizada no salão da igreja Matriz, em frente a Praça Governador Ivo Silveira e está aberta a partir da próxima segunda-feira, 14. A inauguração da unidade municipal ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, em ato solene.
Quem estava presente no evento foi o diretor do Procon Estadual, Thiago Silva. “Atender o cidadão vai além do que a obra física, é garantir os direitos de cada um. Fico muito feliz em ver que esse governo está olhando pela população, garantindo o respeito ao cidadão. Tenho certeza que a gestão vai continuar fazendo a diferença, se persistir nesses princípios inovadores, tão necessários dentro de uma prefeitura”, destaca Thiago, ao parabenizar o prefeito Junior e o vice Guto Chaves.
O diretor estadual revelou ainda um dado interessante: com Garopaba, sobe para 98 o número de municípios catarinenses com uma unidade do Procon. Ou seja, menos da metade das cidades do Estado possuem o espaço físico que garante o Direito do Consumidor. É por isso que a inauguração do órgão público nos horizontes garopabenses é tão especial, pois além de ser um marco na história municipal, é um importante avanço para toda Santa Catarina. “Nós vamos continuar ouvindo as pessoas, por meio de uma gestão humanizada, que busca deixar um legado”, finaliza o prefeito Junior.