Mapa do Cemitério Municipal de Garopaba é apresentado

O mapa geográfico do Cemitério Municipal de Garopaba já foi apresentado à prefeitura pela empresa Fênix, especializada em gestão e gerenciamento de espaços fúnebres. A cartografia revela o total de jazigos no local, em que foram quantificados 875 lotes. O mapa foi entregue de forma impressa na última semana. “Estamos organizando nosso cemitério que, até então, ainda não havia ganhado atenção”, ressalta o prefeito Junior Abreu.

Com o mapa em mãos, um código específico foi atribuído para cada lote, para realizar o ordenamento estrutural do espaço fúnebre. Agora, o foco do trabalho é a coleta dos dados visíveis em cada lote, dando atenção às inscrições presentes em cada jazigos e capela. “Nossa equipe inicia essa etapa nesta semana. Trata-se de uma pesquisa minuciosa, que requer atenção e cuidado”, explica o gestor da Fênix, Jair Matos.

É importante destacar que os túmulos sem identificação também ganham atenção. Após a organização das informações, no início de maio está prevista a etapa de cadastramento, em que ocorre o chamamento público, para coletar informações da certidão de óbito. Até todo o processo ser finalizado, os sepultamentos ocorrem no Cemitério Vertical, de forma gratuita entre 8 e 17 horas. Visitas para os entes queridos sepultados no Cemitério Municipal estão autorizadas

Destaca-se ainda que o espaço fúnebre municipal recebeu manutenção, com limpeza, remoção de resíduos sólidos (lixo) e entulhos, o que proporciona um conforto melhor na visita dos familiares aos entes queridos. Um trabalho que minimiza a proliferação de doenças, como a Dengue. Para esclarecer dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a empresa Fénix, no telefone 04899154-5335.

Entenda o processo cartográfico do mapa
A empresa Fénix cartografou o mapa do Cemitério Municipal de Garopaba, por meio de um levantamento aerofotogramétrico, com a utilização de drones. O método é muito utilizado para o mapeamento de superfícies terrestres. Além disso, todo o processo foi apoiado em pontos georreferenciados de alta precisão com sistema GNSS RTK - Cinemático em Tempo Real.