Maracanã e Fluminense: Atlético-MG defende invencibilidade em jogo de marcas centenárias que vale liderança

Fluminense x Atlético-MG no Maracanã, em janeiro de 2021, pelo Brasileiro de 2020 — Foto: André Durão
ge — Belo Horizonte

Podendo assumir liderança na tabela da Série A, Galo chega ao 100º jogo no estádio e também contra o adversário carioca

Cem jogos, uma centena de capítulos de muitas histórias. O Atlético-MG vai alcançar duplamente essa marca nesta quarta-feira. O Galo completará a centésima partida no Maracanã e também 100 duelos com o Fluminense. Os times se enfrentam às 21h30, em jogo da décima rodada da Série A do Brasileirão. Se vencer, o Atlético ultrapassa o Corinthians e assume o primeiro lugar da tabela.

Palco mítico do futebol mundial, o Maracanã tem lugar especial na história do Atlético. Naquele 19 de dezembro de 1971, contra o Botafogo, foi cenário para Dario pular nas alturas e cabecear para as redes o gol que selou o título do Campeonato Brasileiro (relembre no vídeo acima).

O Galo de Telê Santana, que já havia vencido o São Paulo no Mineirão, no triangular final da competição, foi ao Rio de Janeiro podendo até empatar. Mas Dada Maravilha estava em campo. No cruzamento de Humberto Ramos, o folclórico goleador "parou no ar" e deixou eternizado aquele momento no lendário Maracanã.

Gol de Dario contra o Botafogo em 1971 — Foto: Acervo/Jornal O Globo de 20/12/1971

Gol de Dario contra o Botafogo em 1971 — Foto: Acervo/Jornal O Globo de 20/12/1971

O estádio recebeu grandes vitórias do Galo, mas foi também testemunha de frustrações, como a final do Brasileiro de 1981. O Atlético chegou a calar o Maracanã lotado, com Reinaldo, mesmo machucado, marcando na decisão contra o Flamengo. Porém, o artilheiro foi expulso, após lance polêmico. O Flamengo chegou ao gol da vitória com Nunes.

Nos 99 jogos, o Atlético soma 22 vitórias, 27 empates e 50 derrotas. São 110 gols marcados - Reinaldo é o maior goleador do Galo no Maracanã, com 10 gols.

Contra o Fluminense, rival desta quarta, são 21 confrontos no estádio. O Atlético venceu seis e perdeu sete partidas.

100 vezes contra Tricolor

O jogo desta quarta-feira, será também o centésimo entre Atlético e Fluminense na história. Tudo começou com um empate por 1 a 1 no dia 16 de agosto de 1930, em amistoso no antigo estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte.

Desde então, são 40 vitórias do Galo, 30 do Fluminense, além de 29 empates. Pelo Brasileirão, os times se enfrentaram 64 vezes, com 27 triunfos alvinegros e 16 tricolores.

Nos últimos 10 jogos entre as equipes, são cinco vitórias do Atlético, quatro empates e um triunfo do Fluminense.

Os mineiros não perdem para os cariocas há quatro anos, ou oito jogos. São quatro vitórias do Galo e quatro empates. Nestes oito jogos, são seis pelo Brasileirão (duas vitórias do Atlético e quatro empates) e dois pela Copa do Brasil 2021 (duas vitórias do Galo). O último triunfo do Fluminense sobre o Alvinegro foi por 1 a 0, pela 30ª rodada de 2018, no dia 21 de outubro daquele ano.