Prefeitura de Garopaba inaugura Cemitério Vertical

Texto e foto Assessoria/PMG

Nesta terça-feira, 29, a Prefeitura de Garopaba inaugurou uma importante obra: o Cemitério Vertical, localizado ao lado do Cemitério Municipal, no Centro Histórico. O local fúnebre foi construído devido à falta de espaço e organização do atual, que está superlotado. “Há anos alertei que isso poderia acontecer”, ressalta a escritora Vanda Lobo. Para resolver o problema, após um processo licitatório, o governo municipal contratou a empresa Fénix, especializada em gestão e gerenciamento de cemitérios.

Nesta segunda-feira, 28, os trabalhos de mapeamento dos jazigos e capelas foram iniciados. “Diversos municípios passam por esse desafio, poucos tomam ações efetivas de melhoria, como Garopaba” revela o gestor da Fênix, Jair Matos. É importante destacar que os túmulos sem nenhuma identificação ganham atenção, sendo também cadastrados para posterior pesquisa. Após a organização dos dados, em algumas semanas, começa a etapa de cadastramento, em que será necessária uma conversa com os familiares, para coletar informações da certidão de óbito.

Até todo o processo ser finalizado, os sepultamentos vão ocorrer no Cemitério Vertical, de forma gratuita. Visitas para os entes queridos sepultados no Cemitério Municipal estão autorizadas. Para esclarecer dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a empresa Fénix, no telefone 04899154-5335. Essa é mais uma iniciativa do projeto Garopaba em Ação: pensando no presente e planejamento o futuro.