Previsão do tempo: Ciclone subtropical Yakecan não influencia mais no tempo em SC

Foto: Divulgação Defesa Civil SC

O ciclone subtropical, Yakecan, não influencia mais no tempo desta sexta-feira, 20, em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil do estado. A massa de ar frio e seco deixa o tempo estável e com pouca nebulosidade em todo a região, favorecendo a ocorrência de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer dos Planaltos ao Alto Vale do Itajaí e Grande Oeste. As mínimas oscilam de 0°C a 5°C entre os Planaltos, Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana (com valores negativos na Serra e pontos do Meio-Oeste) e entre 6°C e 10°C nas demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso. Durante o dia o sol predomina e as máximas chegam aos 20°C no Extremo Oeste, Baixo Vale e Litoral Norte e variam de 14°C a 19°C nas demais regiões.

No sábado a massa de ar frio e seco seguem em atuação, mantendo o tempo estável e com sol predominante em Santa Catarina. No Meio-oeste, Planaltos e pontualmente entre o Alto Vale do Itajaí e Grd. Fpolis Serrana o dia começa com geada ampla. Amanhecer com temperaturas mínimas abaixo dos 5°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e entre 5°C e 11°C nas demais regiões. Durante a tarde as temperaturas ficam amenas em todo o estado, oscilando de 20°C a 22°C no Litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste e de 15°C a 19°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Oeste catarinense. O risco para ocorrências associadas ao frio intenso é baixo a moderado.

Já no domingo, 22, a massa de ar frio e seco que manteve as temperaturas baixas ao longo de toda a semana começa a se deslocar em direção ao mar, mas ainda mantém o tempo estável e as temperaturas baixas ao amanhecer em todo o estado. Apenas ao final do dia há um aumento de nuvens em áreas do Grande Oeste. As mínimas ainda ficam entre 1°C e 5°C entre os Planaltos e oscilam entre 5°C e 11°C no Grande Oeste, Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Por conta do predomínio do sol as temperaturas sobem durante a tarde, oscilando de 21°C a 23°C entre a Grd. Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 17°C a 20°C nas demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/05)

O afastamento do ciclone subtropical, Yakecan, para alto mar favorece uma diminuição da agitação marítima e dos ventos.

Os ventos sopram de sul/sudeste entre os Planaltos e o Litoral e de norte no Grande Oeste até o final do dia com fraca intensidade, não havendo mais riscos para ocorrências associadas.

O mar fica agitado até o final da manhã, com ondas oscilando de 2,0 m a 3,0 m, com picos de 3,5 m entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 m a 2,5 m no Litoral Norte. O risco para ocorrências associados à agitação marítima e ressaca é moderado. Entre a tarde e à noite a agitação marítima tende a diminuir ao longo de toda a costa catarinense.