Projeto Educação na Perspectiva de Tempo Integral é implantado em Imbituba

A Prefeitura de Imbituba através da a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte deu início está semana as aulas em período integral na escola José Vanderlei Mayer, na comunidade de Vila Nova Alvorada. O início do Projeto Educação na Perspectiva de Tempo Integral visa oportunizar uma política educacional voltada a ampliação de oportunidades de aprendizagem.

Algumas constatações levaram a implantação do Projeto nessa escola, visto que a comunidade escolar e administração pública passou por várias situações decorrendo da reforma estrutural do prédio, mudanças e perdas, incluindo alunos e programas educacionais.

O objetivo é recompensar a comunidade escolar e diminuir a desigualdade educacional, a secretaria de Educação junta esforços e procura parcerias vinculadas ao objetivo de planejar, executar e avaliar um conjunto de ações articuladas, direcionadas à oferta de projetos no contra turno para os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Promovendo a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores, ampliando as possibilidades de aprendizagem, com o enriquecimento do currículo básico e a vivência de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal, social e cultural.

“Dessa forma, a Educação municipal se propõe a assegurar o desenvolvimento de novas competências, em como minimizar os riscos da população mais vulnerável, proporcionando ao aluno possibilidades de enriquecimento de seu universo sociocultural, aprofundando seus conhecimentos e vivenciando novas experiências cognitivas, afetivas e sociais” garante   secretária de Educação Rafaela Pereira de Mello.

 

A organização curricular da escola irá manter o desenvolvimento do currículo básico do ensino fundamental, enriquecendo-o com procedimentos metodológicos inovadores, denominados como “Oficinas Temáticas” oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e se constituindo em uma escola com projeto pedagógico articulado e coerente com os princípios pré-estabelecidos para o ensino em tempo integral.

As oficinas têm por objetivo educar e cuidar da construção da imagem positiva do aluno, promovendo o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade, instrumentalizando-o com as competências e habilidades necessárias ao desempenho do protagonismo do aluno e à participação social, além de promover a cultura de paz, pelo diálogo.

Serão ofertados aos alunos as Temáticas Semanais e diárias:

Empreendedorismo- SEBRAE (parceria SEDETUR)

Artesanato;

Informática;

Robótica;

Prática de judô;

Aulas de Música;

Teatro;

Libras:

Almoço - Alimentação de qualidade;

Higiene - Práticas de higiene pessoal;

PAP- Programa de Apoio pedagógico;

Biblioteca- Hora da Leitura;

Boas práticas de cuidados com a escola na manutenção da organização e limpeza.