Conheça o projeto Lendas de Água e Areia

Os Encantamentos de Imbituba

A cidade e os arredores de Imbituba, no estado de Santa Catarina, guardam histórias marcadas pelo tempo e pelas experiências vividas pela comunidade. Narrativas de tradição oral conectam fantasia e realidade, revelam memórias da infância e evocam as crenças que habitam o imaginário popular dos imbitubenses.
São histórias de outros tempos, sobre as famílias que aqui se constituíram, sobre os saberes e tradições dos pescadores, sobre as crenças e superstições, sobre rituais e mistérios profundos explicados vez ou outra pelos mais antigos. Através do projeto Lendas de Água e Areia, a pesquisadora e contadora de histórias, Daniela Scartazzini, ouviu os relatos de antigos moradores de comunidade de Imbituba e trouxe histórias de arrepiar, colhidas a partir desses diálogos.

O projeto contempla, além da produção do material gráfico, a própria contação das histórias ou as Lendas de Água e Areia, cantadas pela personagem. Maria do Mar, criada por Daniela, em 2019, para contar quatro dessas histórias, duas de Imbituba e duas de Garopaba, através do edital de cultura Elisabete Anderle. Com o apoio da Prefeitura de Imbituba, o projeto ganha continuidade pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROCULT, e as Lendas de Água e Areia trazem para a contação os Encantamentos de Imbituba, com duas novas histórias. Essas narrativas, transmitidas oralmente de uma geração para outra, são carregadas de símbolos, histórias e memórias que floresceram das sementes desse povo e desse lugar.

A Bruxa

Não é só lá pros lados da Praia do Rosa que todo mundo já ouviu falar da bruxa! Por todo lugar se conhece a figura macabra da Mulher de Branco, que vaga pelas trilhas na calada da noite, atrás de sangue. Se você falar com quem sabe, logo aprende os truques para enganar essa alma condenada e livrar sua casa e sua família de pegar maldição de bruxa.

O Homem de Branco

Lá pros lados da Praia da Vila tem relatos de uma aparição de outro mundo também! O Homem de Branco, todo bonito e forte que dança como ninguém, vem pra namorar as moças cheio de galanteios, mas não é bem o que parece ser... é melhor conferir se o pé não é redondo ou se não tem um rabo escondido atrás dele. Pode ser o próprio diabo!

E as outras Lendas... Na Imbituba, muitos juram que viram o Boitatá pairar sobre a Lagoa de Ibiraquera inúmeras vezes. Assim como as histórias da Mulher Serpente, que atrai os marinheiros para a Praia D’Água e sabe-se lá o que ela faz com eles... Já na Garopaba se fala muito sobre o Roncador do Ouvidor, que surge do meio das dunas e vem revirando tudo pelo caminho junto com ventos tão fortes que até se pode escutar. Também se fala sobre um encantamento, visto de vez em quando pelos que se atrevem a botar o barco na água quando o mar não tá pra peixe, se o Caneludo do Casqueiro percebe, vem logo pisando o mar com força até derrubar o barco e o pescador se mandar correndo! A Maria do Mar conta todas essas histórias, acompanhe pelo Instagram e pelo Youtube, @lendasdeaguaeareia.

Coletânea de Lendas e Histórias contadas por Maria do Mar, o momento da contação é uma experiência única, que transporta a platéia para dentro da história. Entre em contato para levar este projeto para sua escola ou instituição e saber mais sobre as ferramentas disponíveis. Para chamar a Maria do Mar, basta lançar um encantamento, por WhatsApp mesmo 49 99925-4681. À generosidade dos que compartilharam suas memórias e histórias: Adelaide Maria de Jesus, Ângela Isabel Silva, Almerinda Ferreira, Adílio João Teixeira, Aleci Gonçalves, Adenir Teodoro de Souza, Célio de Oliveira, Dário Cabral da Silva Neto, Eliete Nascimento da Silva, Isabel Maria Lopes, João Carlos Martins, José Honório Martins, Laudemir Lauro Francisco, Maria Da Glória Nascimento Pereira, Perpétua de Souza Gonçalves, Lourenço Paulino de Campos (Seu Laureno), Silvia Maria Vieira, Vilmar Martins, Josué Fernandes, Maria de Lourdes Machado Stilp, Maria Alcides Fernandes, Valmir Souza Gonçalves e à todos que contribuíram com um dedo de prosa, uma indicação ou simplesmente nos receberam com carinho e atenção.*

Agradecemos por nos encantarem com suas memórias: *Essa relação contempla o nome de todos que contribuíram com a pesquisa, contudo, este material não contém todas as memórias relatadas.

Ficha técnica: Pesquisa, elaboração de textos, concepção e contação: Daniela Scartazzini
Revisão de texto: Luis Henrique Rangrab Revisão final: Francine Adelino Carvalho Design e ilustração: Danielle Rossi Produção de Video: Lucas Gründling