logo RCN
Saúde

Primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais é confirmado no Brasil; SC monitora suspeita em granja do Oeste

  • Imagem reprodução Contacto - Primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais é confirmado no Brasil; SC monitora suspeita em granja do Oeste

Segundo o MAPA, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango nem de ovos, e o risco de infecção em humanos é considerado baixo, ocorrendo principalmente entre profissionais com contato direto com aves infectadas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil. O foco foi detectado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Por conta do caso, as exportações de aves para a China foram suspensas temporariamente, conforme acordos sanitários firmados entre os países.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango nem de ovos, e o risco de infecção em humanos é considerado baixo, ocorrendo principalmente entre profissionais com contato direto com aves infectadas. Medidas de contenção e erradicação do foco já foram adotadas para garantir a segurança alimentar e manter a produção avícola.

Além do caso confirmado em Montenegro, outro caso positivo foi registrado em cisnes de um zoológico em Sapucaia do Sul (RS). Há ainda seis casos suspeitos sob investigação, incluindo uma granja comercial em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina. A informação consta em boletim do Ministério da Agricultura atualizado nesta segunda-feira (19). O município confirmou a suspeita e aguarda o resultado das análises laboratoriais.

Imagem alertaparana


Como forma de precaução, o governo de Santa Catarina proibiu a entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos que compõem a zona de contenção da doença. A medida visa conter a disseminação do vírus e reforçar a biossegurança em um dos principais polos produtores de carne de frango do país.

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, destacou que os protocolos sanitários foram seguidos em Ipumirim, com coleta e envio de amostras ao laboratório do Ministério da Agricultura. “Estamos ainda aguardando os laudos”, informou.

Gripe Aviária: entenda a doença

A Influenza Aviária (IA) é uma doença infecciosa que pode acometer aves e, em casos raros, também mamíferos e humanos. Desde 2003, foram registrados 874 casos humanos no mundo, com 458 mortes. Na América, houve três casos: nos EUA (2022), no Equador (2023) e no Chile (2023). 

A infecção humana pode ocorrer a partir do contato direto com aves infectadas ou ambientes contaminados. Os sintomas podem ir de um quadro leve de infecção respiratória até pneumonia grave e óbito. Febre alta, tosse, dificuldade para respirar, vômitos e diarreia estão entre os sinais mais comuns. Para o diagnóstico, é necessário coletar amostras nasofaríngeas e encaminhá-las a laboratórios de referência. 

O tratamento indicado é feito com o antiviral fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. O medicamento está disponível pelo Ministério da Saúde.

Entre as medidas de prevenção, destacam-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por trabalhadores expostos, a restrição ao contato com aves doentes ou mortas, a higienização constante das mãos e a notificação imediata às autoridades sanitárias em caso de suspeitas.

Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde

Imbituba libera vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias Anterior

Imbituba libera vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias

Análise do IMA aponta ponto impróprio para banho na Praia Central de Garopaba Próximo

Análise do IMA aponta ponto impróprio para banho na Praia Central de Garopaba

Deixe seu comentário