Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024 com dicas e exemplos de textos nota mil
Saúde e Educação: 4 mil alunos de Garopaba recebem orientações sobre higiene bucal
Todos os participantes levam para casa um kit odontológico, que inclui um estojo com escova de dente, fio dental e creme dental.
A saúde começa pela boca. E além de uma boa alimentação equilibrada, é importante uma higiene bucal em dia. Pensando nisso, o Governo de Garopaba, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, tem levado uma experiência informativa e lúdica para 4 mil estudantes da rede municipal, desde a maternidade até o ensino fundamental. Trata-se do Programa Saúde na Escola (PSE), que conta com a participação de seis dentistas, seis auxiliares bucais e oito agentes comunitários de saúde.
Em sala de aula, a equipe ensina a forma correta de higienização, e depois tem a parte prática, com a escovação e o uso do fio dental. A cirurgiã dentista Carolina Del Prato faz parte da equipe e diz que o objetivo é estimular o hábito higiênico, já na infância. “Mesmo que alguns alunos não consigam fazer sozinho, estamos incentivando, já que a ideia é que, em casa, eles peçam aos pais e mostrem a importância de uma boca saudável. Além disso, também estamos fazendo uma avaliação odontológica”, afirma Carolina.
Assim, quando existe a necessidade de um atendimento mais especializado, o aluno leva um bilhetinho para casa, para agendar uma consulta, na Unidade Básica de Saúde do bairro. A gerente de Saúde Bucal, Josilene de Souza Dias, alega que nas ações, os profissionais orientam, levando-se em conta a faixa etária e coordenação motora do grupo de alunos. "Todos os cuidados são supervisionados”, completa. Além disso, todos os participantes do PSE levam para casa um kit odontológico, que inclui um estojo com escova de dente, fio dental e creme dental.
Saúde Bucal no CAPS
Pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) também puderam receber orientações sobre a importância da higiene bucal nesta terça-feira, 31. Ao todo, 13 usuários participaram da iniciativa, através de uma proposta lúdica e participativa. “A ideia é proporcionar uma imersão no assunto dinâmica. Assim, a explicação fica mais atrativa para quem assiste, além de ser um jeito sensorial de transmitir à informação”, explica Josilene.
O PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma dos Ministérios da Saúde e Educação, que tem a finalidade de contribuir para um melhor desenvolvimento dos estudantes, através do Decreto n° 6.286, e atualmente regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1.055 de 25 de abril de 2017.
Texto e fotos: Assessoria/PMG.
Deixe seu comentário