Imbituba comemora 67 anos com programação especial para toda a comunidade
Vacinação contra a dengue chega a 100 cidades de SC com ampliação para duas novas regiões
-
Imagem Reprodução Internet - Vacinação contra a dengue chega a 100 cidades de SC com ampliação para duas novas regiões
Com a nova remessa de 11.900 doses, a vacinação segue focada em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que estão entre os mais afetados pela doença
Santa Catarina atingiu a marca de 100 cidades com doses disponíveis da vacina contra a dengue. A ampliação foi anunciada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (10) e contempla 24 municípios das regiões do Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio do Itajaí. Com isso, 11.900 novas doses serão distribuídas para imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC), a distribuição das vacinas será feita nas próximas semanas, após orientações às regionais e aos municípios beneficiados. A campanha estadual de vacinação contra a dengue começou no primeiro trimestre de 2024, mas até agora apenas 34,36% do público-alvo recebeu a primeira dose, e 17,60% completou o esquema vacinal. A aplicação ocorre em duas etapas, com intervalo de três meses.
As novas cidades contempladas incluem, no Alto Uruguai Catarinense, municípios como Concórdia, Piratuba e Seara; e na região da Foz do Rio do Itajaí, localidades como Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. A vacina é indicada para a faixa etária que registra o maior número de internações por dengue (crianças e adolescentes), ficando atrás apenas dos idosos, que ainda não têm recomendação vacinal aprovada pela Anvisa.
Além da vacinação, autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC alerta para medidas como eliminar focos de água parada, manter caixas d’água vedadas, tratar piscinas com cloro e denunciar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti às prefeituras.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário