logo RCN
Saude

Vacinação contra a dengue chega a 100 cidades de SC com ampliação para duas novas regiões

  • Imagem Reprodução Internet - Vacinação contra a dengue chega a 100 cidades de SC com ampliação para duas novas regiões

Com a nova remessa de 11.900 doses, a vacinação segue focada em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que estão entre os mais afetados pela doença

Santa Catarina atingiu a marca de 100 cidades com doses disponíveis da vacina contra a dengue. A ampliação foi anunciada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (10) e contempla 24 municípios das regiões do Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio do Itajaí. Com isso, 11.900 novas doses serão distribuídas para imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC), a distribuição das vacinas será feita nas próximas semanas, após orientações às regionais e aos municípios beneficiados. A campanha estadual de vacinação contra a dengue começou no primeiro trimestre de 2024, mas até agora apenas 34,36% do público-alvo recebeu a primeira dose, e 17,60% completou o esquema vacinal. A aplicação ocorre em duas etapas, com intervalo de três meses.

As novas cidades contempladas incluem, no Alto Uruguai Catarinense, municípios como Concórdia, Piratuba e Seara; e na região da Foz do Rio do Itajaí, localidades como Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. A vacina é indicada para a faixa etária que registra o maior número de internações por dengue (crianças e adolescentes), ficando atrás apenas dos idosos, que ainda não têm recomendação vacinal aprovada pela Anvisa.

Além da vacinação, autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC alerta para medidas como eliminar focos de água parada, manter caixas d’água vedadas, tratar piscinas com cloro e denunciar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti às prefeituras.

Por Redação RSC

Análise do IMA aponta ponto impróprio para banho na Praia Central de Garopaba Anterior

Análise do IMA aponta ponto impróprio para banho na Praia Central de Garopaba

Imbituba reforça ações preventivas contra SRAG após alerta em Santa Catarina Próximo

Imbituba reforça ações preventivas contra SRAG após alerta em Santa Catarina

Deixe seu comentário