Dupla é presa com símbolo nazista durante festa de tiro em SC
-
- Símbolo foi usado como broche em chapéu (Foto: Polícia Civil, Divulgação)
Suspeitos foram abordados depois que frequentadores da festa, indignados com o acessório dos dois homens, fizeram a denúncia
Dois homens foram presos no último sábado (9) após serem flagrados usando um símbolo nazista durante a Schützenfest, a festa do tiro de Jaraguá do Sul, cidade do Norte de Santa Catarina. A dupla usava chapéus decorados com broches, entre eles um com a suástica nazista.
Os suspeitos foram abordados depois que frequentadores da festa foram até o estande da Polícia Civil e, indignados com o acessório dos dois homens, fizeram a denúncia. Equipes de segurança fizeram buscas durante a festa, conseguiram localizar e prender a dupla, que foi levada para a Central Regional de Plantão de Polícia de Jaraguá do Sul.
Conforme o delegado, ao conversar com os homens, um deles disse que desconhecia o símbolo nazista e ambos afirmaram que não tinham a intenção de divulgar o nazismo.
Os homens foram presos em flagrante pelo parágrafo 1 do artigo 20 da Lei 7.716/89 que diz: “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena pode variar entre um a três anos de prisão.
Veja nota completa
O Município de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da Schützenfest vêm por meio desta, manifestar total repúdio ao lamentável fato ocorrido neste sábado (9), no Parque Municipal de Eventos, durante a Schützenfest, onde duas pessoas foram flagradas e devidamente detidas pelas forças de segurança, com símbolos nazistas em suas vestimentas.
Ao lamentamos tal atitude, reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência, o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades.
Parabenizamos a Polícias Militar e Civil pela rápida a ação e destacamos que foi um fato isolado, que em nada representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita e agradável ao público.
Ao público da Schützenfest e ao Município de Jaraguá do Sul, afirmamos: todo e qualquer ato que promova o ódio ou o desrespeito, será coibido e levado às autoridades competentes. Somos um povo acolhedor, solidário, de pessoas trabalhadoras e que prezam pela harmonia.
Por redação RSC
Deixe seu comentário