logo RCN
Segurança

TJSC instala Vara Estadual de Organizações Criminosas e aponta concentração de processos na Grande Florianópolis

  • Imagem divulgação - TJSC instala Vara Estadual de Organizações Criminosas e aponta concentração de processos na Grande Florianópolis

Nova unidade funcionará com julgamentos colegiados e anônimos e terá atuação em todo o território catarinense

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) instalou, nesta segunda-feira (30), a Vara Estadual de Organizações Criminosas. A nova unidade terá sede na comarca da Capital, onde se concentra o maior percentual de processos relacionados ao crime organizado no estado, 30,1% do total, segundo dados da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).

Composta por cinco magistrados e 35 servidores, a vara começa a funcionar com um acervo de 2.087 processos, dos quais 1.841 estão em andamento e 246 suspensos. Os julgamentos serão realizados de forma colegiada e com anonimato dos juízes, como medida de segurança.

Mapa de ações

Durante a cerimônia de instalação, realizada no salão do Tribunal do Júri da comarca da Capital, o TJSC e a CGJ divulgaram o mapa de ações judiciais envolvendo organizações criminosas por região.


O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, destacou os pilares que nortearão os trabalhos da unidade: eficiência, celeridade, segurança jurídica e proteção aos operadores do Direito.

A nova vara terá competência estadual e irá julgar exclusivamente crimes praticados por organizações criminosas, com exceção dos casos que envolvam o Tribunal do Júri, violência doméstica ou os Juizados Especiais Criminais.

Por Redação RSC

Anterior

"Pediram proteção e enfrentaram a morte": Polícia reage a ameaça com arma

Tentativa de furto de fios elétricos causa falta de energia em bairro de Imbituba Próximo

Tentativa de furto de fios elétricos causa falta de energia em bairro de Imbituba

Deixe seu comentário