Sistema de bandeiras indica locais de pesca da tainha e de surfe

Créditos: Divulgação SEDAP

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Pesca (SEDAP), instalou, na última sexta-feira, 29, as placas que indicam, durante a temporada da tainha, onde será possível praticar a pesca e onde será permitida a prática do surfe.

Em três locais (Praia Vermelha, Praia do Rosa, entre o canto sul e a lagoa salgada, e a Praia do Luz) será permitida, somente, a pesca da tainha. Mas, em outros cinco pontos do município, haverá o sistema de bandeiras.

Quando a bandeira branca estiver no mastro, apenas a pesca poderá ocorrer naquele local. Mas, quando a bandeira azul estiver instalada, o surfe poderá ser praticado. Essa parceria entre pescadores e surfistas ocorre desde 2004, quando houve um acordo entre pescadores e esportistas.

Locais que receberam as indicações:

- Praia Vermelha - praia exclusiva para pesca.
- Praia do Rosa (do canto sul até a lagoa salgada) - praia exclusiva para pesca.
- Praia do Luz - praia exclusiva para pesca.

- Praia de Ibiraquera - sistema de bandeiras.
- Praia da Ribanceira - sistema de bandeiras.
- Praia do Porto - sistema de bandeiras.
- Praia da Vila (Canto, Castelinho e Rimsa) - sistema de bandeiras.
- Praia de Itapirubá - sistema de bandeira.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Pesca (SEDAP), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e da Pesca (SEDETUR), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), a Superintendência Municipal de Trânsito, a Colônia de Pescadores Z-13, a associações de surfe de Imbituba, bem como, a Polícia Militar, estão trabalhando juntas para organizar a pesca e o esporte durante esse período, que e tão importante para a cultura e a economia locais